Incêndios devastam propriedades rurais em Franca, SP: tragédias e perdas de animais impactam região

incendios-devastam-propriedades-rurais-em-franca2C-sp3A-tragedias-e-perdas-de-animais-impactam-regiao

Incêndios estão impactando propriedades rurais na região de Franca, SP. Os incidentes resultaram na destruição de uma casa e um barraco em São José da Bela Vista (SP) e São Joaquim da Barra (SP), além de causar a morte de animais que eram mantidos nessas áreas. Dois incêndios foram documentados entre segunda-feira (8) e terça-feira (9), levando à perda de duas propriedades rurais na região de Franca (SP) nesta semana. Os locais afetados foram São José da Bela Vista (SP) e São Joaquim da Barra (SP), municípios situados a aproximadamente 40 km um do outro.

Em São José da Bela Vista, o incêndio iniciou dois dias atrás, e o proprietário de animais, Gabriel Peron, precisou solicitar ajuda das equipes de uma usina próxima à sua fazenda para conseguir conter as chamas. Apesar dos esforços, o fogo retornou com maior intensidade na manhã de terça-feira (9) e, devido aos ventos fortes na região, se propagou rapidamente pela propriedade. Peron relatou que o incêndio resultou na destruição da casa do caseiro, currais, galpões, área de pasto, postes e fiação elétrica.

Ele mantinha vacas, cavalos, porcos e galinhas, sendo que parte desses animais não resistiu às chamas, incluindo uma tartaruga de estimação. Dois cavalos ficaram feridos e precisaram ser levados para tratamento. Peron expressou a rapidez com que a tragédia se desenrolou e a necessidade de ajuda, já que o fogo causou a perda de muitos animais e deixou a propriedade sem energia e água. O contato com bombeiros e usina resultou em atrasos no atendimento.

Em São Joaquim da Barra, um incêndio ocorrido por volta das 23h de terça-feira atingiu um barraco no bairro Santa Terezinha. O espaço era utilizado para armazenar pertences da proprietária e abrigar aves, cavalos, pintinhos e pássaros. Moradores acionaram ajuda ao perceberem as chamas, e embora a dona da propriedade tenha conseguido salvar os cavalos, mais de dez galinhas faleceram na tragédia.

Até o momento da redação desse conteúdo otimizado para SEO, o DE está buscando informações com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) para investigar as causas dos incêndios. O DE não obteve retorno sobre o andamento das investigações. A situação na região de Franca é preocupante, com múltiplos casos de incêndios afetando propriedades rurais e causando danos graves. A comunidade local e autoridades estão mobilizados para lidar com essas ocorrências e apoiar aqueles impactados por tais desastres.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp