A inclusão de idosos como dependentes exige cuidado pois pode aumentar as deduções ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Pela lei, podem ser incluídos como dependentes na declaração os pais, avós e bisavós que tenham tido rendimentos tributáveis ou não, de até R$ 22.847,76 em 2017 cada um. Em vez de reduzir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição, essa relação de dependentes na declaração pode ter o efeito contrário.
O declarante pode deduzir até R$ 2.275,09 por dependente. Para incluir idosos na declaração, é necessário que se tenha atenção, pois ao declarar deverão ser informados os rendimentos de cada dependente, o que pode causar um aumento na base do cálculo e amentar o imposto ou diminuir a restituição.
A recomendação feita pela Receita Federal é que o contribuinte teste as opções no programa preenchedor da declaração do imposto, para saber a possibilidade mais favorável entre incluir ou não os dependentes idosos.
O Fisco recomenda que o contribuinte tenha atenção no momento de declarar, pois omissões ou imprecisões nos rendimentos próprios e dos dependentes são umas das principais razões de retenção da declaração na malha fina.