Press "Enter" to skip to content

Índia faz história com pouso da Sonda Chandrayaan-3 na Lua

Última atualização 23/08/2023 | 14:35

Nesta quarta-feira, 23, a Índia conquistou um marco espacial ao se tornar o primeiro país a realizar um pouso bem-sucedido de uma sonda no pólo sul da Lua. A façanha foi alcançada pela nave não tripulada Chandrayaan-3, lançada em 14 de julho

O veículo fez sua aterrissagem por volta das 9h33 desta quarta, horário de Brasília, conforme anunciado por Sreedhara Panicker Somanath Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), a “Nasa” indiana.

“Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua”

O feito foi celebrado pelo primeiro-ministro do país, Narendra Modi, que acompanhou a transmissão ao vivo.

“Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento”

Após quatro anos desde uma tentativa anterior sem sucesso, a Índia agora se junta à elite das nações espaciais, incluindo os Estados Unidos, Rússia e China, que conseguiram alcançar a superfície lunar. Vale destacar que a Índia conseguiu ser a primeira a atingir o cobiçado pólo sul lunar.

A missão tem o desafio de buscar gelo na superfície lunar, um elemento crucial para a eventual colonização humana do satélite terrestre. Os cientistas há muito especulam sobre a existência de água no satélite, e a área permanentemente sombreada da superfície lunar é uma fonte de grande interesse e mistério. Os especialistas acreditam que essa região escura pode conter reservas de água, mesmo que em estado sólido.

O módulo de aterrissagem, batizado em homenagem ao fundador da Organização Indiana de Investigação Espacial, Vikram Sarabhai, foi acompanhado pelo veículo espacial chamado Pragyaan, que significa “sabedoria” em sânscrito. Ambos transportam cinco instrumentos científicos destinados a analisar as características físicas da superfície lunar, a atmosfera circundante e a atividade tectônica abaixo da superfície.

O governo da Índia também elogiou a façanha, em publicação no Twitter.

“Somos profundamente gratos ao notável trabalho árduo, engenhosidade incomparável e dedicação inabalável de nossos cientistas, engenheiros espaciais, pesquisadores e todos os envolvidos em tornar esta missão um triunfo para a Índia. O partido do Congresso sempre acreditou no avanço da paz mundial e da fraternidade, e a descida do módulo de pouso Vikram na superfície da lua é uma afirmação solene de nosso compromisso de usar a ciência para fins pacíficos e de bem-estar”.