Press "Enter" to skip to content

Índia: Incêndio atinge hospital e mata 13 pacientes com Covid-19

Última atualização 23/04/2021 | 09:24

Incêndio em hospital da Índia matou 13 pacientes infectados pelo covid-19 nesta sexta-feira, 23, segundo o Corpo de Bombeiros local. O acidente ocorreu em meio a crise de colapso dos hospitais indianos, que funcionam no limite da sua capacidade de atendimento e sofre com a falta de oxigênio medicinal.

O fogo, controlado pela equipe de bombeiros, teria atingido a UTI do hospital Vijay Vallabh. A investigação sobre a possível causa do incêndio aponta para uma possível explosão no sistema de ventilação. Segundo Diip Shah, CEO do hospital, pacientes que precisavam de oxigênio foram transferidos para unidades de saúde próximas.

Este é um dos acidentes mais recentes ocorridos por conta do coronavírus na Índia. Na última quarta-feira, 21, outros 24 pacientes internados com covid-19 morreram após um vazamento de oxigênio em um hospital em Nashik, localizada no Estado de Maharashtra.

Índia sofre com o aumento de casos

Na quinta-feira (22), Índia registrou novo recorde de casos desde o começo da pandemia. Foram registrados quase 315 mil novos infectados pelo covid-19. A falta de leitos de UTI, medicamentos e oxigênio faz os indianos esperarem por dias em ambulâncias e até mesmo dentro de carros próprios.

A nova onda é atribuída a uma nova variante, conhecida como ”dupla” mutação do vírus, mas também é graças as grandes celebrações ocorridas recentemente.

Os crematórios e funerárias não conseguem aguentar a grande demanda de pedidos. Ainda na quinta-feira, o país realizou uma grande cremação em massa, na capital de Nova Délhi.

Apesar do grande programa de vacinação estabelecido contra o covid-19 no país, apenas uma pequena fração de pessoas foram imunizadas. Mesmo com o anúncio de vacinas disponíveis para pessoas acima de 18 anos a partir de 1º de maio, o país não terão doses o suficientes para os 600 milhões de habitantes.