Índia pode mudar o próprio nome; entenda o motivo

Índia pode mudar o próprio nome; entenda o motivo

A Índia pode trocar oficialmente de nome em breve. Nesta semana, o país asiático recebe a cúpula do G20 e, nos convites distribuídos para autoridades, o governo trocou “Índia” para o nome do país em hindi: “Bharat”.

No convite para o jantar, o presidente da Índia se apresentou como “presidente de Bharat” aos outros Chefes de Estado. Rumores apontam que o partido BJP apresente uma resolução que pede a mudança da denominação, considerado por muitos indianos como um símbolo da era colonial.

Mudança de nome

De origem hindi, língua nacional do país asiático, Bharat é uma palavra em sânscrito que significa ‘índia’.

Os defensores da mudança afirmam que o atual nome se trata de uma imposição dos britânicos, que colonizaram o país por cerca de 200 anos, até a independência em 1947. Além disso, essa mudança também é um dos motivos pelos quais o partido do presidente Narendra Modi tem mudado nomes de lugares em cidades onde está no poder.

A oposição do Chefe de Estado é contra a mudança e formou uma aliança que adota a palavra INDIA como sigla (Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional Indiano em inglês).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos