Índia quer expandir relações comerciais com Goiás

O embaixador da Índia Suresh Reddy manifestou o desejo de expandir relações comerciais com o Brasil, em especial com Goiás. O assunto foi tratado nesta semana, em reunião na embaixada do país, em Brasília. A Índia quer importar sucos, mais frutas frescas, verduras e legumes, entre outros produtos que já importam, e exportar polímeros para embalagens plásticas.
Goiás já vem aumentando os negócios com a Índia de 2019 para cá. Entre 2021 e 2022, o Estado registrou um crescimento de 91,82% no saldo (diferença entre exportações e importações) da balança comercial, alcançando superávits. Fechou 2021 com R$ 91,2 milhões, e 2022, com R$ 175,09 milhões.
“Nossas relações com a Índia, assim como com outros países, são baseadas em reciprocidade. O país quer aumentar as importações e as exportações. Hoje, os nossos principais produtos enviados são óleo de soja, amianto, ouro, couro e açúcar, e o que mais compramos são insumos para medicamentos”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Frutas
Entre 2021 e 2022, a Índia comprou U$ 135 milhões de frutas frescas do Chile, enquanto que, do Brasil, importou U$ 22 milhões desse produto. “O embaixador da índia apresentou esses números como exemplo de potencial que Goiás e o Brasil têm em aumentar suas vendas para o país dele, pois sabe que o Brasil produz sucos maravilhosos, além de frutas frescas”, explica o superintendente de Comércio Exterior da SIC, Plínio Viana, também presente à reunião.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vice-governador Daniel Vilela prestigia penúltima etapa da temporada do Stock Car

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, voltou a ser o centro das atenções do automobilismo nacional ao receber a penúltima etapa da Stock Car Pro Series, neste domingo, 24. Reconhecido por sua estrutura de excelência e pela receptividade do público goiano, o autódromo consolida a capital de Goiás como um destino obrigatório no circuito esportivo brasileiro.
 
Durante o evento, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância da competição para o estado. “Goiás reafirma seu potencial para sediar grandes competições. Nossa estrutura e a paixão do público goiano pelo esporte fazem toda a diferença,” afirmou Daniel. O primeiro lugar da corrida principal ficou com Gaetano di Mauro, que recebeu o troféu das mãos de Daniel Vilela. Ricardo Mauricio e Guilherme Salas completaram o pódio.
 
A etapa deste domingo foi decisiva para os pilotos que buscaram garantir vaga na final, marcada para dezembro, em Interlagos, São Paulo. Em toda esta temporada do circuito, Goiânia foi a cidade que mais sediou as competições, tendo sido anfitriã por três vezes. Segundo o vice-governador, a previsão é trabalhar para manter a capital goiana como protagonista no esporte nacional.
 
“Vamos fechar o autódromo em janeiro para fazer uma grande reforma, a fim de receber eventos nacionais e, até mesmo, internacionais. Portanto, vamos seguir, cada vez mais, na rota dos grandes eventos do automobilismo brasileiro e internacional, o que consolida Goiânia e o Estado de Goiás como palco de grandes eventos, rota de entretenimento e de muitas oportunidades,” explicou Daniel Vilela.
 
Segundo o secretário estadual de esporte e lazer, Rudson Rosa Guerra, a escolha de Goiânia como palco por três vezes da disputa, inclusive na frente da capital paulista, que detém o maior autódromo do país, “demonstra a seriedade com que o Governo de Goiás conduz o setor esportivo.” Ele ainda comentou que “o governador Ronaldo Caiado vem trabalhando muito nessa questão, tendo como grande aliado o vice, Daniel Vilela, que atua não apenas pelo autódromo, mas também na revitalização do Serra Dourada.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp