Índia ultrapassa China e se torna o país mais populoso do mundo

Índia ultrapassa China e se torna o país mais populoso do mundo

Pela primeira vez desde 1950, a Índia venceu a China e se tornou o país mais populoso do mundo. A projeção foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estimou que o país asiático chegou aos 1,428 bilhões de habitantes. 

De acordo com demógrafos das Nações Unidas, a liderança indiana se tornou possível devido ao encolhimento da população chinesa, que chegou ao ápice de 1,426 bilhão de pessoas no ano passado. Atualmente, é estimado que o país tenha cerca de 1,425 bilhão de habitantes. 

No entanto, mesmo com a projeção, a ONU não confirmou a data exata em que a ultrapassagem ocorreu. “O momento exato desta ultrapassagem não é conhecido e jamais será”, diz o diretor da divisão de Demografia da ONU, John Wilmoth. “Existem muitas incertezas sobre os dados.”

Com isto, a lista de países mais populosos do mundo passa a ter um novo formado no top 10, que inclui ainda Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México. 

Censo 

Os dados sobre os países mais populosos do mundo tem como base as informações dos censos, ou contagens de pessoas, que normalmente acontecem a cada década.

O último censo da China foi em 2020, onde gráficos demonstraram uma queda percentual na população chinesa. Já o último censo indiano ocorreu em 2021. O censo programado para 2021 foi adiado devido a pandemia do Covid-19.

Sem a contagem real, as pesquisas de amostras preencheram as lacunas para ajudar os demógrafos a entender sobre a população. Segundo o representante do Fundo de População da ONU da Índia, Andrea Wojnar, a agência está confiante em relação aos números da pesquisa ”porque usa uma metodologia muito robusta”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PM intercepta munições de uso restrito destinadas a organização criminosa

Policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás realizaram uma importante apreensão na região Sul do estado, nesta quarta-feira, 20. Durante operação de rotina em ônibus interestadual, as equipes localizaram um carregamento de 560 munições de uso restrito, como os calibres 9mm, .380, .38 e .25.

O material estava escondido em uma caixa no compartimento de bagagens do veículo.

O comandante do COD, Major Bravo, explica que as informações levantadas dão conta de que as munições iriam abastecer o crime no Rio Grande do Norte.

“A investigação aponta que as munições, oriundas do estado de São Paulo, seriam destinadas a uma organização criminosa atuante no Rio Grande do Norte. O grupo utilizaria o armamento em conflitos relacionados ao tráfico de drogas, intensificando a violência na disputa por território”, disse o comandante.

Após a abordagem, todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Itumbiara, onde serão realizados os procedimentos legais e aprofundadas as investigações sobre o caso.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos