Press "Enter" to skip to content

Índia ultrapassa China e se torna o país mais populoso do mundo

Última atualização 29/04/2023 | 14:28

Pela primeira vez desde 1950, a Índia venceu a China e se tornou o país mais populoso do mundo. A projeção foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estimou que o país asiático chegou aos 1,428 bilhões de habitantes. 

De acordo com demógrafos das Nações Unidas, a liderança indiana se tornou possível devido ao encolhimento da população chinesa, que chegou ao ápice de 1,426 bilhão de pessoas no ano passado. Atualmente, é estimado que o país tenha cerca de 1,425 bilhão de habitantes. 

No entanto, mesmo com a projeção, a ONU não confirmou a data exata em que a ultrapassagem ocorreu. “O momento exato desta ultrapassagem não é conhecido e jamais será”, diz o diretor da divisão de Demografia da ONU, John Wilmoth. “Existem muitas incertezas sobre os dados.”

Com isto, a lista de países mais populosos do mundo passa a ter um novo formado no top 10, que inclui ainda Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México. 

Censo 

Os dados sobre os países mais populosos do mundo tem como base as informações dos censos, ou contagens de pessoas, que normalmente acontecem a cada década.

O último censo da China foi em 2020, onde gráficos demonstraram uma queda percentual na população chinesa. Já o último censo indiano ocorreu em 2021. O censo programado para 2021 foi adiado devido a pandemia do Covid-19.

Sem a contagem real, as pesquisas de amostras preencheram as lacunas para ajudar os demógrafos a entender sobre a população. Segundo o representante do Fundo de População da ONU da Índia, Andrea Wojnar, a agência está confiante em relação aos números da pesquisa ”porque usa uma metodologia muito robusta”.