Press "Enter" to skip to content

Índia vive agravamento da pandemia e deve afetar vacinação no Brasil

Última atualização 28/04/2021 | 11:02

A Índia vive um agravamento da pandemia do novo coronavírus e isso deve atingir diretamente o calendário de vacinação aqui no Brasil, a notar pelas produções aguardadas que são são produzidas lá. A Índia deve reter suas produções para abastecer o mercado interno.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, havia apresentado um calendário onde 8 milhões de doses da AstraZeneca chegariam em breve. No entanto, foi postergada para o terceiro trimestre deste ano, o que era pra acontecer entre abril e julho.

Em janeiro, diante da demora na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China, a Fiocruz negociou com o Serum 2 milhões de doses. No mês seguinte, foram compradas mais 10 milhões. Dessas, 8 milhões não foram entregues. Segundo a AstraZeneca, essa negociação é conduzida diretamente entre a Fiocruz e o Serum.

A Fiocruz informou que a negociação está a cargo da diplomacia dos dois países. As 8 milhões de doses prometidas pelo consórcio para maio são da AstraZeneca, mas fabricadas em um laboratório da Coreia do Sul.