A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou recentemente as indicações de cinco embaixadores brasileiros para países da Ásia e da Europa. Entre os nomes indicados estão: Sérgio Rodrigues dos Santos para a Rússia e Uzbequistão; Eduardo Saboia para a Áustria; André Guimarães para o Irã; Paulo Uchôa Ribeiro Filho para a Arábia Saudita e Iêmen; e Rodrigo Baena Soares para a Alemanha.
Essas indicações foram aprovadas na terça-feira (22) e agora seguem para análise do plenário do Senado. Os diplomatas indicados possuem extensa experiência e qualificações, sendo submetidos a sabatinas pelos membros da comissão correspondente.
André Veras Guimarães, diplomata indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil no Irã, é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Ingressou na diplomacia em 1996 e alcançou o posto de ministro de segunda classe em 2016, acumulando diversas funções ao longo de sua carreira.
Eduardo Paes Saboia foi indicado para o posto de embaixador do Brasil na Áustria. Com ampla experiência na carreira diplomática, atuando como ministro-conselheiro em embaixadas ao redor do mundo, Saboia foi promovido a ministro de primeira classe em 2016 e exerceu o cargo de secretário na Secretaria da Ásia, Pacífico e Rússia.
Paulo Uchôa Ribeiro Filho foi escolhido para chefiar a embaixada do Brasil na Arábia Saudita, com representação também no Iêmen. Mestre em Cultura Comparada e Relações Internacionais, Paulo ingressou na carreira diplomática em 1995 e ocupou cargos em diferentes embaixadas, destacando-se por sua atuação internacional.
Rodrigo de Lima Baena Soares foi aprovado para assumir o cargo de embaixador do Brasil na Alemanha. Pós-graduado em Administração Pública, Soares ingressou na diplomacia em 1987 e representou o Brasil em várias embaixadas ao redor do mundo, destacando-se por seus méritos e qualificações.
Sérgio Rodrigues dos Santos teve sua aprovação para o cargo de embaixador do Brasil na Rússia confirmada pelo Senado. Com vasta experiência na chancelaria, Sérgio é formado em Letras e iniciou sua carreira em 1995, ocupando diversos cargos representativos ao longo dos anos.
Além das nomeações de embaixadores, o governo brasileiro tem recebido autoridades internacionais, como o presidente do Chile, Gabriel Boric. Essas reuniões têm como objetivo fortalecer as relações comerciais e de investimentos e promover parcerias estratégicas entre os países. A visita de autoridades estrangeiras ao Brasil visa impulsionar as relações bilaterais e discutir questões importantes para ambos os países.