Indígena paraguaio desaparecido há 2 meses é resgatado em mata no interior de SP a 800 km da tribo de origem
Um indígena paraguaio, de 19 anos, que estava desaparecido há quase dois meses, foi resgatado após ser encontrado perdido em uma mata de Novo Horizonte (SP) e vai ser repatriado. A distância entre a tribo e a cidade no interior de São Paulo, onde foi localizado, é de mais de 800 quilômetros.
O jovem foi visto no dia 18 de dezembro, caminhando desorientado em uma área de mata próxima ao município. Ele foi acolhido pela Casa do Caminho em São José do Rio Preto, projeto que oferece apoio a imigrantes e estrangeiros.
Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, o jovem chegou até Novo Horizonte de carona e caminhando. No centro social, ele foi acolhido, passou por atendimento médico porque estava febril, recebeu alimentação, roupas e itens de higiene pessoal.
Os assistentes sociais, porém, enfrentaram dificuldades para identificar a origem e o destino, já que ele fala apenas a língua guarani e não compreende português. Sem documentos, a equipe recorreu a pesquisas na internet e em redes sociais. Assim, localizaram uma reportagem de uma rádio paraguaia, publicada na segunda-feira (22), sobre o desaparecimento de um jovem indígena de uma tribo de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, desde o dia 30 de outubro.
A partir dessa reportagem, foi possível entrar em contato com familiares e identificar o jovem como Liberato Benítez Cáceres. As informações permitiram que a secretaria inicie o processo de repatriação do indígena para a tribo de origem, que deve ocorrer na sexta-feira (26).
De acordo com a secretária municipal Sandra Reis, com apoio da Polícia Federal e de um grupo de abordagem, o jovem será escoltado até Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, cidade que faz divisa com a localidade natal de Liberato. De lá, ele será encaminhado para reencontrar a família. Assistentes Sociais fazem contato com a família do indígena encontrado em Novo Horizonte (SP) — Foto: Secretária de Desenvolvimento Social/Divulgação
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba.




