Indústria 4.0 a nova revolução industrial de mercado

“É a junção do mundo físico com o mundo digital. É a utilização dos dados gerados dentro de uma indústria, num site, para melhorar processos, otimizar recursos, é a única maneira do Brasil se tornar competitivo”

A indústria 4.0 é a evolução da indústria 3.0. Existiram até o momento três revoluções industriais, sendo a primeira, a inserção da máquina a vapor, em seguida, a segunda revolução industrial que promoveu a inserção dos componentes elétricos e eletrônicos, ao passo que a terceira revolução industrial promoveu a robótica, a automação. Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o engenheiro Leovir Júnior explicou a relação entre a nova indústria com o mercado e principalmente com a economia brasileira.

Quando se fala em robôs, de braços robóticos, linhas de produção, estamos falando em industria de terceira geração. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu em 2011 o termo indústria 4.0. “É a junção do mundo físico com o mundo digital. É a utilização dos dados gerados dentro de uma indústria, num site, para melhorar processos, otimizar recursos, é a única maneira do Brasil se tornar competitivo”, explica. A nova indústria utiliza as mais recentes implementações tecnológicas, por exemplo, a inteligência artificial e aprendizado de máquina. “Nessa era, temos máquinas conversando com máquinas, de modo que elas mesmo tomam decisão sobre o que precisará ser feito na hora de uma falha”, complementa.

A tecnologia Cloud é um exemplo, onde não é preciso mais manter grandes centros de armazenamento de dados, armazenamos tudo na nuvem e depois acessamos de onde e quando quisermos. “Hoje já temos impressão de objetos, peças, até mesmo membros do corpo, sem desperdício. Chamamos os dados de petróleo do século XXI. Eles nos fornecem padrões de consumo, padrões de consumo, assim as indústrias se orientam sobre como produzir ou o que produzir”, afirma Leovir.

Ainda se referindo a esse novo padrão de produção o especialista diz que já está presente fora do país, com isso a interação homem máquina será muito constante. Atualmente, o Brasil tem apenas 2% das indústrias operando em 4.0. Por isso, o governo federal tem criado uma série de medidas para incentivar a indústria nesse sentido. “O governo liberou recentemente linhas de crédito bilionárias via BNDES para financiar a evolução das empresas brasileiras, tudo isso para aumentar a nossa competitividade”, destaca.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp