Indústria goiana apresenta quinto maior crescimento do país em junho

A indústria goiana registrou crescimento de 1,8% em junho deste ano na comparação com o mês de maio, na série com ajuste sazonal, e alcançou o quinto lugar no Brasil entre 15 localidades pesquisadas. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados nesta terça-feira, 08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando comparada a igual período do ano passado, a produção goiana teve alta de 4,7% na série (sem ajuste sazonal).

Para o governador Ronaldo Caiado, o dado é mais um reconhecimento da força do Estado. “Goiás hoje cresce num patamar de 6,6%, ao ano, superior ao Brasil, que cresce apenas 2,9%, e está numa fase que ninguém consegue competir conosco pela eficiência e produtividade dos nossos resultados que tem sido muito acima da média”, afirma Caiado.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, enfatiza o crescimento. “Fechamos o primeiro semestre do ano estável e em alta, mesmo diante das mudanças ocorridas no cenário nacional, como mudança de governo, que acabam por impactar regionalmente. Seguiremos crescendo nos próximos meses”, avalia Joel.

A produção de alimentos puxou a alta em Goiás. O setor registrou crescimento de 9,6%, acumulando 3,8% no ano. Outro destaque foi a fabricação de coque, de produtos derivados de petróleo e de biocombustíveis, que variou 4,4% em junho. A metalurgia também apresentou aumento significativo no mês, com variação de 11,8%, e, no acumulado do ano, alta de 24,6%.

Nacional

No Brasil, a produção da indústria brasileira recuou em nove dos 15 locais pesquisados em junho, na comparação com o mês de maio, apesar de ter ficado no campo positivo na média nacional. O avanço foi de 0,1%, de acordo com o IBGE.

Os maiores crescimentos foram registrados no Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (3,2%), Santa Catarina (2,6%), Mato Grosso (2,02%) e Goiás (1,8%). Na comparação com igual período de 2022, a indústria cresceu 0,3%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp