A indústria goiana registrou crescimento de 8,7% em 12 meses e um acumulado de 6,1% ao longo do ano. Em julho, a produção industrial cresceu 1,2%, na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou estes dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) na sexta-feira (13/9).
“O acumulado positivo na produção industrial ao longo do ano e nos últimos 12 meses demonstra a solidez do setor e reforça a confiança no desenvolvimento econômico do nosso estado”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
A fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias impulsionou a atividade com a alta mais impactante no mês de julho (69,7%). Esse aumento se deve ao crescimento nas produções de automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, veículos para o transporte de mercadorias com motor diesel e chassis com motor para automóveis.
Em contrapartida, a indústria nacional caiu em julho na comparação com junho (queda de 1,4%), mas subiu na comparação com julho de 2023, com crescimento de 6,1%. O acumulado de 2024 no país foi de 3,2% e o acumulado em 12 meses foi de 2,2%.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mensais para as indústrias extrativa e de transformação. As informações fornecidas pela pesquisa permitem a análise da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores.