Inep divulga resultados do Enem, mas site apresenta instabilidade

Inep divulga resultados do Enem, mas site está fora do ar

Foram divulgados, nesta terça-feira, 16, os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que realizaram a prova no ano passado já podem conferir suas respectivas notas no site do Enem 2023, fazendo login com o CPF e a senha. Entretanto, o site encontra-se instável, devido à quantidade de acessos no dia de divulgação. 

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã, foi divulgado que 60 candidatos tiraram nota mil na redação da prova, destes quatro são de escola pública. O tema da redação da prova aplicada em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Apesar de ser pequeno, o número de candidatos com nota mil na redação é bem superior ao que foi observado no Enem aplicado em 2022, quando apenas 18 candidatos tiraram a pontuação máxima. 

Ainda durante a coletiva desta terça-feira, o Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a participação de estudantes da rede pública de ensino no Brasil foi expressiva. Mais de 1,1 milhão dos candidatos que fizeram a prova em 2023 são da rede pública, sendo 65,9% do total. O chefa da pasta divulgou também a média das notas dos candidatos no ano passado. Confira abaixo a média por matéria do Enem: 

Linguagens – 516,2

Ciências humanas – 522

Ciências da natureza – 497,4

Matemática – 534,9

Redação – 641,6

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Igreja registra mancha de sangue em estátua de santa

A Diocese de Itumbiara, em Goiás, está investigando uma suposta mancha de sangue aparecida em uma imagem de Santa Rita de Cássia. O incidente ocorreu em maio deste ano, durante a festa da padroeira no povoado de Estulânia. Os fiéis notaram uma mancha vermelha semelhante a sangue na testa da imagem, exatamente no local de um ferimento que a santa é frequentemente representada.

A igreja iniciou uma investigação para apurar as causas da mancha. As hipóteses incluem um fenômeno natural, interferência humana ou, por última hipótese, um milagre. A Diocese enviou amostras do líquido para laboratórios de DNA, em Itumbiara e Uberlândia (MG).

“A mancha ficou muito rala e quase não dava para fazer o segundo exame. Ela pode ser uma área contaminada pelo toque humano. Depois, há as hipóteses levantadas: pode ser sangue colocado lá ou contaminado pelo DNA humano”, afirmou o bispo Dom José Aparecido.

O religioso também explicou que, recentemente, os primeiros testes tiveram os resultados entregues, mas ainda faltam resultados complementares e a realização de novos testes. Depois, o bispo comunicará o caso a representares do papa Francisco no Brasil. Além disso, pessoas que presenciaram o líquido também serão ouvidas.

A comunidade local está ansiosa para saber o resultado da investigação, que pode esclarecer se o ocorrido é um evento sobrenatural ou algo mais explicável. Enquanto isso, a imagem continua a ser objeto de devoção e curiosidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp