Press "Enter" to skip to content

“Infelizmente foi uma questão de sorte ou azar”, diz especialista sobre morte de pilotos

Última atualização 29/08/2023 | 10:03

Um dos maiores especialistas em motovelocidade do Brasil, o jornalista Fausto Macieira, informou que o acidente que matou os pilotos Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso foi uma fatalidade. Segundo ele, não havia nenhuma falha ou falta de segurança que pudesse provocar o acidente.

De acordo com o jornalista, que é comentarista desde 1996, os acidentes acontecem quando os pilotos vêm em grupo e um caí. Com isso, um que vem atrás não consegue desviar, o que gera o acidente. “O esporte a motor tem muita velocidade e pouco tempo para reagir. Ali o piloto não teve como frear, ele vinha de uma curva e estava acelerando. Infelizmente foi uma questão de sorte ou azar. A organização fez o que pode e a pista tinha uma grande área de escape”, disse o especialista.

O especialista reatou ainda que os pilotos têm consciência sobre os riscos de acontecer o acidente. Ele diz que não foi falta de segurança ou padrões brasileiros, mas que o campeonato mudou, bem como as condições. “O campeonato (Moto1000GP) cresceu muito e as condições de segurança também. Mas existe um jogo de gato e rato no esporte a motor. Enquanto os padrões aumentam, também cresce a capacidade das motos”, afirmou.

Nota de pesar CBM

Todas as atividades previstas para o último domingo, 27, foram canceladas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A entidade publicou uma nota de pesar sobre o caso. Veja a nota na íntegra.

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) lamenta o trágico falecimento de André Veríssimo Cardoso e Erico Veríssimo da Rocha, ocorrido no dia de hoje, 27 de agosto, na cidade de Cascavel, Paraná.

André Veríssimo Cardoso e Érico Veríssimo da Rocha eram apaixonados pelo motociclismo e contribuíram de maneira significativa para o esporte. Sua dedicação, talento e entusiasmo inspiraram muitos outros pilotos e deixaram uma marca indelével na comunidade motociclística.

Neste momento de profunda tristeza, a CBM expressa suas mais sinceras condolências às famílias e amigos de André Veríssimo Cardoso e Érico Veríssimo da Rocha. Que encontrem conforto e força para superar essa perda irreparável.

André Veríssimo Cardoso e Érico Veríssimo da Rocha serão lembrados como verdadeiros entusiastas do motociclismo, que dedicaram suas vidas a essa paixão.

Nota de pesar Moto1000GP

O perfil oficial da Moto1000GP também lamentou as mortes, dando uma atenção especial para cada piloto. Veja a nota sobre Érico Veríssimo da Rocha na íntegra.

COMUNICADO OFICIAL

Moto1000GP lamenta óbito do piloto Érico Veríssimo da Rocha

Piloto participava da etapa cascavelense na categoria GP 1000

O Moto1000GP lamenta profundamente informar o falecimento do piloto Érico Verissimo da Rocha após grave acidente durante a quarta etapa do campeonato, que estava sendo realizada no Autódromo Internacional de Cascavel. O piloto de 38 anos se envolveu em um acidente gravíssimo durante a primeira volta da categoria GP 1000.

Após o acidente o piloto, que foi encaminhado para tratamento hospitalar seguindo todos os protocolos da modalidade em estado gravíssimo, não resistiu aos ferimentos e seu óbito foi constatado.

O Moto1000GP, após a informação oficial, cancela todas as atividades de pista da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A família Moto1000GP destina todas as nossas orações ao piloto, aos familiares, amigos e admiradores.

Veja nota para André Veríssimo Cardoso na íntegra.

COMUNICADO OFICIAL

Com grande pesar, o Moto1000GP confirma a falecimento de André Veríssimo Cardoso

O piloto não resistiu aos ferimentos do grave acidente que sofreu

O Moto1000GP comunica o falecimento do piloto André Veríssimo Cardoso, envolvido em grave acidente com o piloto Érico Veríssimo da Rocha durante a primeira volta da categoria GP 1000 na tarde deste domingo (27) durante a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em Cascavel (PR).

André Veríssimo, de 42 anos, foi encaminhado pela equipe de resgate do campeonato em estado gravíssimo para unidade hospitalar de referência. Segundo informações médicas do hospital, após atendimento emergencial, ao ser encaminhado para o centro cirúrgico, ele teve uma parada cardiorrespiratória não resistindo e vindo a falecer.

Infelizmente um dia lindo de corridas se transformou em um dos dias mais tristes da história do Moto1000GP. Nesse momento nossos pensamentos e preces estão inteiramente direcionados às famílias e aos nossos amigos e pilotos que partiram.