De acordo com o Boletim Focus, que contém um resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira, a inflação deve fechar abaixo de 6% pela primeira vez desde o final de março. O cálculo é dos economistas do Banco Central (BC), que reduziram a estimativa para 5,8%. A expectativa anterior era de que os números chegassem a 6,03%.
A redução da inflação no Brasil
A projeção do Boletim Focus teve a publicação nesta segunda-feira, 22, e levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial para medir a inflação no Brasil. No campo econômico, a semana terá votação no Congresso com a proposta do novo marco fiscal, que é visto com bons olhos no mercado.
A alta no setor de serviços, a nova política de preços da Petrobras após o fim da Paridade de Preços de Importação (PPI), a prévia do PIB e as vendas no varejo também compõem as notícias que devem reduzir a inflação. Desde o final do março, o índice estava em trajetória de alta.
Olhando para os anos seguintes do governo Lula, a projeção é de que 2024 tenha um índice de 4,13% no processo inflacionário, com expectativa de 4% para 2025 e 2026.