Press "Enter" to skip to content

Inflação em Goiânia recua pela segunda vez em 2017

A inflação de Goiânia voltou a recuar em abril, na comparação com março, ficando em -0,08%. Esse foi o segundo índice negativo do ano. Assim, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da capital acumula no ano a variação e 0,01% e, nos últimos 12 meses, 3,30%. Esses resultados estão muito abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado.

Os dados divulgados nesta terça-feira (09), pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), apontaram que, este ano, a inflação de Goiânia está variando muito. “Os preços estão numa gangorra. Por isso, mais uma vez, os consumidores devem continuar atentos na hora de suas compras, pesquisando os preços e tentando fazer economia do seu dinheiro, pois está difícil prever o comportamento da economia para os próximos meses”, alerta o gerente do IMB/Segplan, economista Marcelo Eurico de Sousa.

Em abril, ajudaram a segurar a inflação, com índice negativo, os grupos de habitação, alimentação e de transportes. Os itens que mais contribuíram para o recuo no índice foram: energia elétrica (-4,29%); feijão carioca (-5,73%), arroz (-1,10%), óleo de soja (-9,54%) maçã (-14,18%) e combustíveis (-0,34%).

O índice de abril teve pressão de alta dos grupos de saúde e cuidados pessoais, comunicação, artigos residenciais, vestuário, despesas pessoais e educação, o que impediu uma queda maior da inflação de Goiânia.