Inflação para fevereiro é a menor em 17 anos

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, registrou seu número mais baixo para o mês de fevereiro desde o ano 2000. O indicador, divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 0,33%, desacelerando em relação ao mês de janeiro, que foi de 0,38%.

No acumulado em 12 meses, o IPCA está em 4,76%, próximo da meta do Banco Central  de 4,5%. Em janeiro, esse dado estava em 5,35%.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O grande vilão da inflação em fevereiro foram os gastos com educação. Em janeiro, o índice desse item estava em 0,29% e subiu para 5,04% neste mês, representando 70% do IPCA. As mensalidades dos cursos regulares, por exemplo, subiram 6,99%.

LEIA TAMBÉM

• Congresso derruba vetos de Bolsonaro às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo• Corpo de baleia jubarte é encontrado no litoral sul da Bahia• Tráfico de drogas e armas corre solto nas plataformas digitais

Os preços dos alimentos apresentaram queda. De uma alta de 0,35%, o grupo foi para uma queda de 0,45%. Esse foi o menor resultado desde julho de 2010. Considerando apenas os meses de fevereiro, esta é a queda mais intensa desde o início do Plano Real (1994). Vários alimentos ficaram mais baratos em fevereiro, como feijão-carioca (-14,22%) e frango inteiro (-3,83%).

Tags: