Press "Enter" to skip to content

Influencer é condenada após se passar por médica especialista em câncer e HIV

Última atualização 14/10/2023 | 11:48

Uma influencer australiana conhecida por compartilhar dicas de saúde na plataforma TikTok foi condenada a uma ordem de correção comunitária pelo Tribunal Local de Downing Centre, em Sidney, após se passar como médica. Apelidada como “Dr.Dalya.s”, Dalya Karezi admitiu ter se vestido com uniformes falsos e revelou não ter permissão para dar conselhos médicos legais a ninguém.

Entenda o caso

Karezi era popular na rede social por abordar temas como HIV e câncer em seus conteúdos, se passando por uma profissional de saúde. Em suas plataformas nas redes sociais, onde acumulou 243 mil seguidores no TikTok e 20 mil no Instagram, a influencer se apresentava sob o pretexto de ter diplomas avançados em medicina e cirurgia. Ela chegou a assinar e-mails e cartas escritas se intitulado como médica residente e médica visitante.

Na Justiça, a falsa médica foi condenada a dois anos de correção comunitária e o pagamento de uma multa no valor de US$ 8.400 (cerca de 43 mil reais pela cotação atual). Segundo o tabloide Daily Mail, através de uma carta, Karezi pediu desculpas ao magistrado que supervisiona o caso e afirmou que está “chorando e ainda lutando” para saber como chegou a esse ponto.

“Enquanto escrevo esta carta, estou chorando e ainda lutando para ver como cheguei a esta posição porque isso é muito estranho e nunca pensei que estaria nesta posição”, escreveu a agora ré. “Sinto vergonha e me odeio todos os dias. Ter que contar à minha família e amigos sobre minhas ações foi extremamente humilhante. Compreendo as graves consequências das minhas ações e lamento verdadeiramente o que fiz”, completou.

Natural do Iraque, Dalya mora na Austrália desde 2001, quando saiu aos oitos anos de idade do país. Ela fazia sucesso entre a comunidade iraquiana e em Sydney, onde seus seguidores acreditavam que a influencer era especialista em saúde da mulher.