Press "Enter" to skip to content

Inhumas: Justiça afasta 2 vereadores e mais 9 servidores públicos

Entre os afastados está o presidente da Câmara Municipal, vereador Gleiton Luiz Roque (PTB), conhecido como Tumate

A Polícia Civil de Inhumas realizou a 2° fase da Operação Assepsia na manhã desta segunda-feira (23). Foram cumpridos mandados judiciais que determinam o afastamento e impedimento de exercer funções públicas, inclusive do mandato, pelo prazo de 180 dias, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Gleiton Luiz Roque (Tumate – PTB) e do também vereador Leandro Essado (PMDB).

Também receberam a determinação de afastamento os funcionários públicos Hugo Mendanha (advogado e assessor juridico); Wender Aparecido Chaves Osório (advogado); Larissa Pacheco Camilo (diretora geral); Ivolnês de Jesus Oliveira, vulgo “Diodai” (diretor contábil); Luiz Henrique Canedo Vila Verde (contador); Rodolfo de Moraes Duarte Neto (assessor parlamentar); Murilo Brandão Calil e Beigson Pereira Rodrigues, ambos membros da Comissão de Licitação.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Humberto Teófilo, há fortes indícios da existência de uma organização criminosa constituída na Câmara Municipal de Inhumas, com o intuito de obter vantagens indevidas decorrentes de fraudes perpetradas em licitações.

A decisão judicial também determina a proibição dos investigados de frequentarem a Câmara Municipal e do escritório de advocacia Hugo Mendanha Advogados Associados. No local, segundo as investigações, diversas pessoas estariam sendo instruídas a obstruir a Justiça. Em caso de descumprimento da ordem judicial, pode ser decretada a prisão preventiva dos envolvidos.

O prejuízo aos cofres públicos, calculado pela polícia, pode chegar a mais de 300 mil reais em apenas 10 meses de gestão do Presidente da Câmara Tumate.

1° fase

A 1ª fase da operação “Assepsia” foi deflagrada no dia 19 de setembro do corrente ano, momento em que policiais civis cumpriram diversos mandados de busca e apreensão, dentre eles na Câmara Municipal de Inhumas e na residência do Presidente da Casa, “Tumate”.