Nesta quinta-feira, 17, a Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, unidade da Secretaria da Economia de Goiás, deflagrou a Operação Serpentina. Ação foi realizada em conjunto com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT). O alvo foi grupo empresarial do segmento de distribuição de bebidas suspeito de sonegação de tributos estaduais.
O delegado de Fiscalização, Gerson Almeida, revelou que se trata de duas empresas, matriz e filial, com faturamento maior que R$ 60 milhões, mas que nem 30% do montante foi declarado em documento fiscal. Os auditores da receita estadual, identificaram cerca de R$ 7 milhões em saídas de mercadorias registradas.
Durante ação, foi constatado que o grupo investigado comercializa grande quantidade de bebidas sem emissão de notas fiscais e utilizando depósito clandestino, sem cadastro estadual causando prejuízos de valores elevados em ICMS.
Foi cumprido, pela Polícia Civil dois mandados de busca e apreensão e lavrou um Auto de Prisão em Flagrante (APF) por posse ilegal de arma de fogo.
Os auditores fiscais da Secretaria da Economia que participaram das diligências recolheram dados dos sistemas de informática que propiciarão auditoria completa para chegar ao montante de tributos negados.