Inmet alerta para chuva intensa, ventos fortes e granizo no Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no início da madrugada desta sexta-feira, 18, um aviso meteorológico para tempestade, afetando áreas do Sudeste e Centro-Oeste, incluindo as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Macro Metropolitana Paulista.
 
De acordo com o Inmet, de hoje até sábado, 19, está prevista a ocorrência de chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h), e ventos fortes, alcançando velocidades de 60 a 100 quilômetros por hora (Km/h). Além disso, há risco de queda de granizo, o que pode resultar em corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
 
O Instituto instrui que, em caso de rajada de vento e descarga elétrica, as pessoas devem evitar ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação importante é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia do imóvel para evitar danos.
 
Para obter mais informações, os cidadãos podem contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 
As áreas que poderão ser afetadas pelo aviso meteorológico incluem o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Marília, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Centro Goiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Norte Mato-grossense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Central Mineira, Sul Fluminense, Itapetininga, Noroeste Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp