Em semana com recordes de calor, Inmet faz alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h na região; veja a previsão
Há previsão de temporais, raios, rajadas de vento e até granizo, entre esta quarta-feira (19) e quinta-feira (20).
1 de 1 Imagem de arquivo – Chuva em São José dos Campos — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Imagem de arquivo – Chuva em São José dos Campos — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes para as cidades do Vale do Paraíba e região. O alerta vale para quarta-feira (19) e quinta-feira (20).
Segundo o alerta, as 46 cidades da região devem ser impactadas pela chuva. Parte dos municípios foi classificada no grau de risco amarelo (mais leve), enquanto outras cidades foram classificadas no grau laranja (mais severo).
Nas cidades com classificação amarela, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Já nas cidades classificadas como laranja, no período do alerta há chance de chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
As cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina foram classificadas pelo instituto como laranja e amarelo no grau de risco. Laranja é o grau intermediário na escala de gravidade, enquanto amarelo é o grau mais leve. Veja:
Amarelo: perigo potencial
Laranja: perigo
Vermelho: grande perigo
Há condições para temporais, raios, rajadas de vento e até granizo nas cidades da região. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Algumas cidades aparecem nas duas listas de cores, pois há previsão do Inmet de que parte da cidade seja mais afetada pelo temporal, enquanto outra zona da cidade sofra menos impactos, por exemplo.
Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.