O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, 18, um alerta amarelo de vendaval que deve atingir Goiás e outros seis estados pelo país. Cerca de nove municípios goianos podem ser atingidos por ventos entre 40km/h e 60km/h, das 10h às 18h da próxima quarta-feira, 20.
Em Goiás, o alerta foi emitido para as cidades de Caçu, Chapadão do Céu, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Perolândia e Serranópolis.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido a risco de queda e descargas elétricas. Outro alerta é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ep placadas de propaganda.
Massa de ar quente
Além de vendaval, outro alerta climático foi emitido para a região de Goiás. A presença de uma massa de ar quente poderá atingir o território goiano e causar máximas de até 38ºC, com umidade relativa do ar chegando na casa dos 12%.
O fenômeno climático deve começar ainda nesta semana e criará um bloqueio atmosféricos que altera a direção dos ventos no interior do País, com expectativa de mudança para a próxima quarta-feira, 20.