Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Inmet emite alerta de temporais para 141 cidades goianas neste domingo, 9

Última atualização 09/10/2022 | 09:32

Com a temporada de chuvas, as ocorrências de temporais aumenta em Goiás. Um alerta emitido para este domingo chama atenção para a possibilidade de pancadas fortes de até 50 milímetros e ventos entre 40 km/h e 60 km/h em 141 municípios goianos, incluindo Goiânia, segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, as chances de interrupção de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixas.

As áreas mais afetadas pelos temporais devem ser a leste, norte, centro, noroeste e sul do estado. Entre as cidades que podem ser afetadas estão Anápolis, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Goiás, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Rio Verde e Três Ranchos.

Orientações durante temporais

A orientação da Defesa Civil durante temporais é permanecer longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas, não ficar em áreas abertas, como piscina, estacionamento e campo de futebol, se distanciar de árvores, postes, antenas e caixas d’água e evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

A intensidade das chuvas e condições climáticas causaram até granizo em Aparecida de Goiânia na noite deste sábado, 08. Um vídeo em circulação  na internet mostra o quintal de uma casa coberto com alguns centímetros de gelo. Esse tipo de precipitação ocorre quando nuvens do tipo “cumulonimbus” se formam na atmosfera em temperaturas extremamente baixas e mudam rapidamente o  estado da água de gasoso para sólido.

Anápolis teve alagamentos e problemas com o temporal deste sábado, 8. Gravações de internautas mostram estragos em uma feira no bairro industrial da cidade. Os relatos são de que os trabalhadores do local perderam os produtos, além da destruição de parte da calçada por causa da força da enxurrada e destelhamento de casas na região.

Raios e trovões

Entre 22 de setembro e 02 de outubro deste ano, Goiás já teve o registro de quase 100 mil descargas atmosféricas como são chamados os raios, de acordo com o sistema de monitoramento da Enel Distribuição. No ano passado foram mais de cinco milhões, de acordo com os sistemas de monitoramento.  O fenômeno climático tende a ocorrer com mais frequência no estado nas tempestades

Assista aos vídeos da chuva de granizo em Aparecida de Goiânia e o alagamento causado pela chuva em um feira de Anápolis: