Goiás e outros estados brasileiros estão sob alerta laranja devido a temporais intensos que devem atingir várias regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas, além de Goiás.
Esses alertas indicam riscos significativos de alagamentos, cortes de energia elétrica, deslizamentos de terra, quedas de árvores e descargas elétricas. As chuvas podem alcançar acumulados de até 100 milímetros, com rajadas de vento de até 100 km/h.
A previsão é que essas condições persistam até o final de semana, afetando principalmente o centro-sul de Minas Gerais, o centro-leste e norte de Minas, São Paulo, a área serrana do Rio de Janeiro, grande parte de Goiás e áreas do leste do Mato Grosso.
Além disso, temporais também estão afetando Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins. No Nordeste, os estados mais afetados são Piauí, Pernambuco e Paraíba.
Tempo
Nesta terça-feira, 4, a expectativa para Goiás é de tempestade, com presença de ventos e raios. Chuva será motivada pela combinação de calor e da umidade que atinge o Estado nos últimos dias.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a região Central, Sul, Sudoeste e Oeste devem registrar o maior volume de chuva, com 40 mm. Já a região Norte e Nordeste deve registrar até 30 mm de precipitação.
Em Goiânia, a expectativa é de variação de nebulosidade e pancadas de chuva, com temperatura máxima podendo chegar na casa dos 30ºC.