Press "Enter" to skip to content

Inmet emite alerta vermelho de calor para Goiás até terça-feira, 26

Última atualização 22/09/2023 | 16:59

O calor que afeta o Brasil está cada vez mais intenso, fator que fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliasse o alerta de “grande perigo” em 11 estados e no Distrito Federal. Dentre os estados que se enquadram em áreas de perigo, Goiás aparece no aviso que se estende até a próxima terça-feira, 26.

O primeiro alerta seria até este domingo, 24, e apenas para nove estados. Entretanto, o aumento de temperaturas fez com que o Instituto estendesse tanto o prazo quanto a quantidade de áreas afetadas. Entre os estados estão: Bahia; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Rio de Janeiro; São Paulo; e Tocantins. Além disso, o aviso também serve para o Distrito Federal.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho é emitido quando se espera um fenômeno meteorológico muito intenso, “com probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou até mesmo à vida humana”. Especialistas já divulgaram a informação de que a elevação de temperaturas no Brasil está relacionada ao El Niño.

Cuidados com humanos

Diante do calor excessivo, é necessário que as pessoas tomem alguns cuidados extras, uma vez que a temperatura excessiva diminui a umidade relativa do ar, podendo acarretar vários problemas como respiratórios e ressecamento da pele. Por isso, a orientação do Inmet é que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas ao ar livre e evitem exposições desnecessárias ao sol em horários mais “quentes”.

Além disso, o Instituto também orienta que usem hidratante para a pele e que os ambientes sejam umidificados.

Cuidados com animais

A empresa Petz, publicou um artigo com orientações sobre como cuidar de animais de estimação durante as ondas de calor. Dentre os tópicos, é recomendado que os pets não sejam deixados em locais abafados e que, em casos de cachorros, os donos devem se atentar aos horários de passeio, evitando que seja entre 10h e 16h. De acordo com a empresa, nesses horários ocorre a maior incidência de radiação UVB, que afeta os animais e é o principal causador do câncer de pele.

Outra orientação é que os pets sejam mantidos ao máximo na sombra e sempre com água fresca e que a atenção em animais filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos, ou seja, de crânio achatado e focinho curto, seja redobrada. É importante verificar também se a carteira de vacinação e vermifugação esteja em dia.

Para aqueles animais mais peludos, a Petz orienta que sejam tosados no calor, com objetivo de refrescá-los, mas tomando cuidado para não retirar em excesso e os expor aos raios solares. Por fim, é instruído que os pets tomem banhos refrescantes ou que sejam molhados periodicamente com spray de água fresca.