Inscrições abertas para as primeiras turmas do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela

Estudantes do campo que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental já podem realizar as inscrições para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação em Agropecuária, a ser ofertado no Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, em Goiânia.

As aulas das primeiras turmas terão início em 2025, num formato que contempla, para além do ensino médio, conteúdos voltados para temas essenciais à vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário on-line, até o dia 11 de outubro. Estão previstas 60 vagas, para duas turmas de 1ª série.

Acesse aqui o edital

O processo seletivo para as 60 vagas disponíveis será realizado em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar do ensino fundamental, análise da carta de intenção e entrevista.

Agrocolégio Estadual Maguito Vilela

O agrocolégio, instituído pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), integra a estrutura da Emater/Goiás e contará com profissionais especialistas das diversas áreas para as aulas, atividades e práticas educativas. As classes funcionarão em regime de internato e semi-internato durante o Tempo Escola.

Primeiro agrocolégio de Goiás

O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, para formar estudante da rede pública oriundos do campo em curso que integrará a etapa do ensino médio integrada à educação profissional. A intenção é promover a permanência destes jovens no meio rural e a sucessão familiar.

Inicialmente, o primeiro grupo deverá ser composto por 60 estudantes, distribuídos em duas turmas de 1ª série do ensino médio. Já em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade.

Para 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada turma.

Acesse aqui o formulário de inscrição

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos