O estado do Amazonas está com inscrições abertas para o programa ‘Bolsa Mais Professores’, que oferece um auxílio no valor de R$ 2,1 mil para os profissionais da rede estadual de ensino. O processo seletivo prevê a disponibilidade de 688 vagas para professores que estejam atuando em escolas elegíveis, seguindo a demanda identificada pela secretaria de Educação.
A parceria entre a Secretaria de Educação do Amazonas e o Ministério da Educação resultou na criação deste programa. O objetivo principal é apoiar os docentes que enfrentam falta de profissionais em suas áreas de atuação, proporcionando melhores condições para que permaneçam na carreira e possam se desenvolver tanto profissionalmente quanto academicamente.
Os professores aprovados receberão uma bolsa mensal de R$ 2.100, durante dois anos. Para garantir a continuidade do benefício, será necessário participar de um curso de especialização a distância, com carga horária de 360 horas, oferecido por instituições parceiras do MEC. Dessa forma, a intenção é promover a união entre a formação acadêmica e a prática em sala de aula, fortalecendo a atuação dos profissionais da rede estadual.
Darle Teixeira, gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, ressaltou a importância dos professores acompanharem os canais oficiais da Secretaria de Educação para obterem todas as informações necessárias sobre o programa ‘Bolsa Mais Professores’. A organização dos documentos pessoais e profissionais logo após a divulgação do edital também foi destacada como um passo importante para facilitar o processo de inscrição.
O edital irá listar as escolas selecionadas pelo MEC e os professores dessas unidades precisarão apresentar documentos como CPF, diploma de graduação e comprovante de tempo de serviço para efetuarem a inscrição. Além disso, é fundamental que os candidatos tenham uma formação pedagógica reconhecida pelo MEC, assinem o termo de compromisso com a União e mantenham frequência e bom desempenho no curso de especialização para receber a bolsa.
O programa ‘Bolsa Mais Professores’ não se restringe apenas à capital Manaus, sendo estendido para escolas de 41 municípios do interior do Amazonas. A iniciativa faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, do MEC, que reconhece a importância dos docentes e busca fortalecer a formação, incentivar o ingresso no ensino público e valorizar a carreira, proporcionando recursos e oportunidades de desenvolvimento contínuo para os profissionais.




