Inscrições abertas para curso gratuito de robótica em Presidente Prudente (SP) – DE

DE abre inscrições para curso gratuito de robótica voltado à crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, em Presidente Prudente

Com aulas no Parque Furquim, as atividades terão início a partir de 10 de janeiro.

DE oferece inscrições gratuitas de curso de robótica, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Divulgação/Comunicação Sesi-SP

O Serviço Social da Indústria (DE) está com inscrições abertas para o curso gratuito de robótica que terá início em janeiro de 2025, na unidade localizada no Parque Furquim, em Presidente Prudente (SP). As vagas são limitadas a 150 alunos.

Serão oferecidas vagas para três turmas, destinadas a crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, matriculados em escolas públicas ou participantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), para explorarem o universo da programação e da robótica.

O curso é dividido em dois módulos: o Módulo 1, destinado a iniciantes, será realizado de 10 de janeiro a 14 de fevereiro, com aulas às terças e quintas, das 14h às 16h, totalizando 50 vagas; e o Módulo 2, exclusivo para quem já concluiu o Módulo 1, ocorrerá em dois horários, pela manhã de segunda, quarta e sexta-feiras das 9h às 11h30, ou à tarde, nos mesmos dias, das 13h30 às 16h, totalizando 100 vagas.

Durante as aulas presenciais, os participantes terão acesso a um conteúdo inovador e interativo. No Módulo 1, serão abordados temas como tratamento de dados, condutores elétricos, criação de animações com vulcões e introdução à criptografia, entre outros.

Já o Módulo 2 foca na iniciação em eletrônica e robótica para a resolução de problemas, destacando competências como inovação tecnológica, gestão de projetos, pensamento sistêmico e empreendedorismo. Os tópicos exploram questões relevantes como sustentabilidade, automação, esportes e a indústria 4.0, promovendo uma aprendizagem prática e conectada ao mundo atual.

SERVIÇO 🤖

A Escola de Robótica do DE está localizada na Avenida Doutor Ibraim Nobre, nº 585, no Parque Furquim, em Presidente Prudente. O telefone para contato é (18) 3901-8100 e o WhatsApp é (18) 99659-6111. As inscrições podem ser feitas pelo site [https://prudente.sesisp.org.br/]. Para se inscrever, é necessário estar previamente cadastrado na plataforma Meu DE [http://acesso.sesisp.org.br]. Somente após a conclusão do cadastro no Meu DE será possível selecionar a turma desejada e efetuar a matrícula.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ex-prefeito de Bariri é preso na Operação Prenunciado: fraudes em processos licitatórios em destaque

O ex-prefeito de Bariri (SP), Abelardo Mauricio Martins Simões Filho (MDB), foi preso em flagrante durante a terceira fase da Operação Prenunciado, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Militar. A ação ocorreu na quarta-feira (18) e teve desdobramentos surpreendentes, com a descoberta de munições de uso restrito na residência do político. Segundo a defesa, as munições eram itens de colecionador pertencentes ao pai do ex-prefeito, o que resultou em sua liberação após a audiência de custódia. A Operação Prenunciado foi iniciada em 2023 com o objetivo de investigar possíveis fraudes em processos licitatórios na Prefeitura de Bariri.

Além da prisão em flagrante do ex-prefeito, um mandado de prisão temporária foi cumprido em Limeira (SP), uma cidade onde uma empresa ligada às fraudes tinha sede, relacionada a outro suspeito envolvido nas investigações. Em um desdobramento anterior, cinco pessoas foram condenadas pela 2ª Vara Judicial de Bariri em relação às fraudes, recebendo penas variadas entre 10 e 22 anos de prisão, em regime inicial fechado, e a obrigação de pagar mais de R$5 milhões em indenizações por danos materiais e morais coletivos à sociedade.

Os crimes atribuídos aos envolvidos na fraude incluem organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitações, fraudes contratuais, coação e roubo, entre outros. A atuação criminosa contava com o envolvimento de policiais militares, que utilizavam violência e ameaças contra possíveis denunciantes do esquema ou concorrentes em licitações, além do desvio de valores de contratos para o pagamento de propinas. O ex-prefeito Abelardo, suspeito de envolvimento no esquema, já havia sido cassado do cargo em novembro do ano passado.

A Operação Prenunciado demonstra a importância das ações do Gaeco no combate à corrupção e à criminalidade em esferas públicas, buscando garantir a transparência e a lisura nos processos licitatórios e administrativos das prefeituras. A prisão do ex-prefeito de Bariri levanta questionamentos sobre a eficácia das medidas de controle e fiscalização, assim como sobre a necessidade de uma maior integridade e ética na gestão pública, visando o bem-estar da população e o correto uso dos recursos públicos. A atuação conjunta e incisiva do Gaeco e das autoridades policiais na investigação e no combate a essas práticas ilícitas é fundamental para promover a justiça e a probidade na administração pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp