Inscrições abertas para cursos gratuitos na DE Escola de Dança de São Paulo

DE Escola de Dança de São Paulo abre inscrições para cursos gratuitos

No total, são 395 vagas para opções regulares, livres e de extensão cultural. Fundada em 2021, a instituição é dirigida por Inês Bogéa.

DE — A DE Escola de Dança (Sped), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo estadual está com 395 vagas abertas para cursos gratuitos nas categorias Regulares, Livres e Extensão Cultural. A iniciativa tem gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa.

Para se inscrever, basta acessar o site da instituição. O edital de cada curso está disponível online.

CURSOS REGULARES

Com aulas teóricas e práticas, os cursos regulares são destinados a jovens a partir de 16 anos, com ensino médio completo ou em andamento. O objetivo principal é a profissionalização nas artes coreográficas. Para se inscrever, o prazo vai até 16 de janeiro.

A duração é de dois anos, com 1.600 horas por curso. As aulas são complementadas por atividades complementares que englobam eventos abertos à população, visitas a museus, idas ao teatro, cinema e residência artística.

LIVRES

Os cursos livres abrangem dança clássica, danças urbanas, dança de salão e dança contemporânea. A principal novidade é a categoria de jazz dance, com dois módulos semestrais de técnicas e estudos coreográficos.

O processo seletivo contempla 30 vagas abertas, até 10 de janeiro. As etapas são uma entrevista e uma vivência prática.

EXTENSÃO CULTURAL

Ministrados de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, os cursos de extensão cultural de férias abarcam história da dança, técnicas específicas de dança, por meio de conteúdos práticos e teóricos. Há integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento, como filosofia, estética e comunicação.

“Na interseção da arte e do desenvolvimento humano, a dança emerge como um poderoso canal de expressão e crescimento. Com base nas três dimensões fundamentais — apropriação, fruição e expressão — a DE Escola de Dança propõe aos estudantes vivenciarem a arte da dança”, explica a instituição.

As inscrições para os processos seletivos estão abertas até 15 de janeiro. Cada modalidade tem 40 vagas ofertadas; são 280 no total.

DE ESCOLA DE DANÇA

A Escola DE Dança fica na Rua Mauá, número 51, no centro da cidade. A instituição foi criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412 de 29 de dezembro de 2021. A diretora, Inês Bogéa, é doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por injúria racial na Asa Norte; polícia atua no combate à discriminação

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem em flagrante por injúria racial na Asa Norte. O acusado foi detido após ofender a vítima com o termo “neguinho ladrão”, e ainda questionou se a vítima iria denunciá-lo. O caso aconteceu por volta das 21h15, na quadra 708 Norte, e o suspeito foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), onde foi autuado.

Segundo informações da PMDF, uma equipe da Ronda Escolar foi acionada após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom). Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima, um homem negro, que estava muito abalado. Ele relatou que havia sido abordado pelo agressor, que o insultou com o termo ofensivo. Os policiais localizaram o acusado, que estava embriagado, e o levaram para uma conversa. Inicialmente, o homem tentou minimizar a gravidade da situação, alegando estar apenas brincando.

No entanto, ao ser conduzido para a delegacia, o acusado voltou a ofender a vítima, questionando se seria denunciado pelo “neguinho”. Diante da gravidade das ofensas e da conduta do agressor, os policiais deram voz de prisão ao indivíduo. Casos de injúria racial têm sido recorrentes em diversas regiões do país, e é importante que medidas sejam tomadas para coibir e punir tais atitudes discriminatórias.

A equipe do Metrópoles DF está sempre em busca de trazer informações atualizadas sobre o que acontece no Distrito Federal. Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Receba notícias diretamente no seu Telegram, basta acessar o canal de notícias no aplicativo. E se você tiver alguma denúncia ou sugestão de reportagem sobre o DF, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles DF. Vamos juntos combater a discriminação e promover o respeito e a igualdade em nossa sociedade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp