Inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Itanhaém, SP: veja como se inscrever! Aulas presenciais começam em dezembro.

Cidade do litoral de SP abre inscrições para cursos profissionalizantes; veja como se inscrever

Aulas presenciais terão início em 2 de dezembro, na Casa do Artesão. Inscrições devem ser realizadas até 25 de novembro, por meio da internet.

1 de 1 Casa do Artesão, em Itanhaém — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

DE Casa do Artesão, em Itanhaém — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

O programa Qualifica SP, do Governo de São Paulo, abriu 40 vagas presenciais para dois cursos profissionalizantes em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Os cursos disponíveis são para técnicas de pintura e colagem em madeira e técnicas e design para artesãos. As aulas terão início em dezembro.

Segundo a Prefeitura de DE, as vagas são direcionadas para as pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho e desejam aprimorar suas habilidades. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro, pelo site Proforme.

Para se inscrever, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, ser alfabetizados e residir em DE. As aulas presenciais começam no dia 2 de dezembro, na Casa do Artesão, localizada na Avenida Presidente Kenedy, 222, na Praia do Sonho.

Estão disponíveis 40 vagas, sendo 20 para o curso de Técnicas e Design, ministrado no período da manhã, e 20 para o curso de Técnica de Pintura e Colagem em Madeira, no período da tarde.

Cada curso tem carga horária total de 60 horas. Para receber o certificado de conclusão, o aluno deve ter, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizados candidatos desempregados, de baixa renda ou com deficiência. A seleção será realizada por meio de análise curricular, e os selecionados serão informados por e-mail.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Premiação destaca jornalista de Piracicaba por reportagem sustentável

Jornalista do De Piracicaba conquista 1º lugar em premiação de jornalismo sustentável

Claudia Assencio venceu a categoria webjornalismo com reportagem sobre estrutura de saneamento que é alternativa a períodos de seca, produzida em parceria com Rafael Bitencourt.

Claudia foi premiada com a reportagem “Conheça estrutura de saneamento da USP de Piracicaba, alternativa em períodos de seca que possibilita segurança alimentar”, produzida em parceria com Rafael Bitencourt.

O 2º Lugar ficou com Rodrigo Pereira, também jornalista do De Piracicaba.

Segundo a organização, a premiação tem como objetivo fomentar na região a produção de conteúdo sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social.

“[O tema da reportagem] é um exemplo de boas práticas e é uma forma de reconhecer a preservação e pessoas que têm iniciativas de cuidar das nossas águas e cuidar das nossas nascentes. Acho que é uma forma de poder demonstrar isso através do prêmio, uma forma de reconhecimento e de colocar essas boas práticas como protagonistas, principalmente no ano em que as nossas águas sofreram muito, principalmente com a mortandade de peixes provocadas”, declarou Claudia Assencio após a premiação.

PREMIADOS

O prêmio foi dividido em três categorias: jornalismo impresso e fotojornalismo; telejornalismo e Radiojornalismo; e webjornalismo.

Na categoria webjornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:

Conheça estrutura de saneamento da USP de Piracicaba, alternativa em períodos de seca que possibilita segurança alimentar, de Claudia Assencio e Rafael Bittencourt – 1º LUGAR
Rio Piracicaba sob risco: para além da morte dos peixes prefeitura toca desassoreamento milionário sem permissões estadual e municipal; quase 10 mil árvores serão ceifadas, de Cristiane Bonin
De proteção de nascentes a plantios de mudas: valores pagos por ações ambientais mais que dobram em 6 anos em Piracicaba, de Rodrigo Pereira – 2º LUGAR

Na categoria jornalismo impresso e fotojornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:

Inovações tecnológicas revolucionam na luta pela preservação das águas, de Danielle Ricci – 2º LUGAR
Encoberto, rio corre despercebido pelo subterrâneo de Piracicaba, de Marcelo Basso
Piracicaba (SP): programa incentiva restauração da vegetação nativa e preservação de nascentes em 21 hectares de APP, de Eliana Teixeira – 1º LUGAR
Ação do Pecege retira 300 kg de lixo das margens do rio, de Silvana Duarte Cavicchioli
Rio Piracicaba: Turismo e Sustentabilidade, de Nilo Belloto
Nível do Rio Piracicaba é preocupante e estiagem continua, de Claudio Coradini

Na categoria telejornalismo e radiojornalismo, foram inscritos os seguintes trabalhos:

Nível do Rio Piracicaba fica abaixo da média esperada para a época do ano, de Edijan Del Santo
Estratégias de saneamento e educação ambiental com a Casa do Bem Viver, da Esalq/USP, de Rafael Bittencourt – 2º LUGAR
Cuidar do que é nosso – meio ambiente e Rio Piracicaba, de Lílian Geraldini

VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO

Veja mais notícias da região no De Piracicaba.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp