Pós-Unifor: especialização em TEA segue com inscrições abertas
Com início previsto para maio, curso será realizado em modalidade síncrona, com atividades práticas presenciais, e tem duração de 18 meses. A Especialização em TEA: Transtorno do Espectro Autista, promovida pela Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, continua com inscrições abertas. São 15 vagas disponíveis. Coordenado pela docente Edileia Feitosa, o curso tem como objetivo principal capacitar e habilitar profissionais da saúde e de áreas afins em avaliação diagnóstica específica, planejamento terapêutico, atendimento e monitoramento da evolução dos casos dos e orientação de seus familiares. Para realizar a matrícula, é necessário ter cópia do diploma de graduação, histórico escolar e documento de identificação.
Com início previsto para maio, o curso será realizado na modalidade síncrona, com atividades práticas presenciais, e tem duração de 18 meses. A carga horária é de 368 horas. Os encontros ocorrerão mensalmente, às quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h40 e, aos sábados, das 8h às 12h e 13h às 18h.
MÊS COM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
Embora o mês de conscientização seja abril, fevereiro também é marcado por ações em razão do Dia Internacional da Síndrome de Asperger. A data é celebrada em 18 de fevereiro por conta do aniversário do psiquiatra austríaco Hans Asperger. “A síndrome de Asperger faz parte do espectro do TEA. Antigamente, era considerado um diagnóstico separado, mas atualmente, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), foi incorporada ao TEA, sendo reconhecida como uma forma mais leve de autismo”, explica Edileia Feitosa.
DIFERENCIAIS DA ESPECIALIZAÇÃO EM TEA
Compreensão profunda do TEA: a especialização oferece um conhecimento detalhado sobre o espectro do autismo, incluindo suas diferentes manifestações, como a Síndrome de Asperger. O conhecimento é essencial para profissionais que desejam atuar de forma eficaz no diagnóstico e intervenção. Desenvolvimento de práticas educacionais e terapêuticas: para atuar com pessoas com autismo, é fundamental conhecer as melhores práticas de intervenção, estratégias de ensino e abordagens terapêuticas adequadas às necessidades específicas de cada indivíduo. As aulas vão capacitar profissionais para lidar com os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA. Capacitação para incluir e apoiar: o conhecimento adquirido no curso permite que os profissionais criem ambientes mais inclusivos, oferecendo suporte adequado para que pessoas com autismo possam desenvolver suas potencialidades e viver de forma mais integrada e integrada à sociedade. Desenvolvimento de políticas e programas: a especialização também permite que os profissionais atuem na criação e implementação de políticas públicas e programas educacionais que promovam a inclusão de pessoas com autismo em diferentes contextos, como educação, trabalho e saúde.
SERVIÇO
Especialização em TEA: Transtorno do Espectro Autista
Período: maio de 2025 a novembro de 2026
Duração: 18 meses
Modalidade: síncrona
Vagas: 15
Mais informações: [email protected] I (85) 3477.3174 I (85) 98146.3467 (WhatsApp) Clique aqui e faça a sua matrícula!