Será realizado no dia 23 de agosto, das 9 às 11 horas, no Parque de Exposição Agropecuária de Anápolis, o evento “Desafios da bananicultura em Goiás”. Estão programadas três palestras, que serão ministradas por especialistas do setor. O objetivo é orientar e esclarecer dúvidas sobre medidas fitossanitárias que devem ser adotadas na cultura da banana para proteger e evitar pragas que trazem prejuízos econômicos e de produção. Os interessados em participar podem se inscrever, de forma gratuita, clicando aqui.
Programação de palestras/debates
“Riscos da introdução e disseminação de pragas que ameaçam a bananicultura goiana”
Palestrante: Dr. Wilson da Silva Moraes – Doutorado em Fitopatologia e auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP) / Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
“Medidas fitossanitárias para prevenção e controle de pragas na cultura da banana”
Palestrante: Dr. Juracy Rocha Braga Filho – Doutorado em Produção Vegetal e Fiscal Estadual Agropecuário / Coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas da Banana / Agrodefesa
“Assistência Técnica e Gerencial (ATeG): Enfrentando os desafios com o produtor rural”
Palestrante: Nozi Carneiro – Supervisora técnica das Cadeias de Fruticultura e Horticultura / Senar Goiás
Importância
De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, a banana tem importância na mesa da população goiana, por isso são necessárias ações voltadas para a atividade em Goiás. “É uma cultura que movimenta a economia dos municípios e gera renda para milhares de pessoas, especialmente da agricultura familiar. O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, reconhece isso e tem atuado fortemente na prevenção e controle de pragas em banana, com o intuito de garantir a sanidade da produção. O foco é proporcionar um alimento de qualidade à população”, ressalta.
Atualmente, Goiás ocupa a 9ª posição no ranking nacional de produção, com participação de 2,8% da produção nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado produz mais de 197,3 mil toneladas da fruta, em uma área de quase 12,9 mil hectares e com produtividade de 15,3 quilos por hectare. Entre os municípios que se destacam no cultivo estão Anápolis, Uruana, Pirenópolis, Petrolina de Goiás, Itaguaru, Jaraguá, Santa Isabel, Itauçu, Buriti Alegre e São Luís de Montes Belos.
Organização
O evento é realizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), juntamente com Sistema Faeg Senar, Sindicato Rural de Anápolis, Prefeitura de Anápolis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.