Projeto abre inscrições para oficinas gratuitas de música em cidades do interior da Bahia
Interessados podem se candidatar até 13 de setembro. Vagas são destinadas para as cidades de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente.
O projeto “O som do sisal”, realizado pelo Instituto Cultural Alto da Colina (ICAC), abriu 75 vagas gratuitas para oficinas de música nas cidades de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, no interior da Bahia.
As oportunidades são voltadas para crianças, adolescentes e jovens de 10 a 29 anos que fazem parte de famílias com renda proveniente do trabalho com o sisal. As vagas serão distribuídas entre cinco comunidades, com 15 vagas para cada uma delas:
* Quilombo do Maracujá, Assentamento Nova Palmares e Sede de Conceição do Coité
* Quilombo Alto do Jitaí, em Retirolândia
* Sede de Valente
As inscrições estão abertas até 13 de setembro e podem ser realizadas pelo telefone (75) 9 9168-7532, com Dianara Almeida, coordenadora pedagógica do projeto.
As atividades terão início em setembro de 2025 e se estenderão até julho de 2026. Durante os dez meses de duração, os participantes terão encontros semanais de duas horas, com aulas de música instrumental, iniciação em luteria (confecção de instrumentos musicais) e preparação artística para apresentações nos municípios envolvidos.
Os alunos terão a oportunidade de aprender com instrumentos produzidos no ateliê “Som do sisal”, em Coité, feitos com a madeira da planta que dá nome ao projeto. As oficinas serão ministradas por músicos da Orquestra Sisaleira.
O projeto “O som do sisal” surgiu em 2012 e já foi reconhecido com prêmios como o Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2017 e o Concurso Ideias Inovadoras da FAPESB 2015, além de ter sido finalista do Festival Luz na Educação (LED) 2025 e participado de intercâmbios internacionais no México, em 2018, e nos Estados Unidos, em 2024.
Para participar das oficinas, é necessário ter entre 10 e 29 anos e ter sua renda ligada ao trabalho com sisal. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 75 9 91687532 (Dianara Almeida, coordenadora do projeto) e a participação é gratuita.
Fique por dentro das novidades de Feira de Santana e região e confira outras opções de atividades educacionais e culturais que estão sendo divulgadas. Marque na agenda todas as informações sobre as oficinas de música gratuitas nas cidades do interior da Bahia e não perca essa oportunidade única para aprender e se desenvolver artisticamente. Agende já a sua participação e faça parte desse projeto incrível!