A Universidade de São Paulo (DE) abriu nesta segunda-feira (21) inscrições para o segundo semestre do programa USP 60+, voltado exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos. A 60ª edição da iniciativa oferece mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades complementares na capital e nos campi do interior do estado.
As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer pessoa acima de 60 anos — não é necessário ter vínculo com a universidade. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis pelo site do programa USP 60+. As datas para o fim das inscrições variam de acordo com cada unidade.
Ao todo, são mais de 350 atividades distribuídas entre disciplinas cursadas com os alunos de graduação da USP, além de cursos livres, palestras, oficinas, excursões e práticas esportivas e culturais.
Entre os cursos regulares estão disciplinas como: Inteligência artificial, Direito constitucional, Marketing, Empreendedorismo, Psicologia social, Fundamentos de oceanografia física, Jornalismo esportivo, Música popular brasileira.
As aulas são ministradas nos campi da USP nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisitos, mas a maioria está aberta a qualquer interessado.
Além das aulas, o programa também oferece atividades físicas exclusivas para idosos, como: Dança sênior, Lian gong, Yoga, Pilates, Capoeira, Condicionamento físico.
Também há ações culturais e oficinas de teatro, coral, jogos, mundo digital e visitas a museus e centros de ciência da universidade.
Criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi, o USP 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e completa 31 anos de atividades em 2025. Segundo o médico Egidio Lima Dórea, coordenador do programa, o projeto contribui para o envelhecimento ativo e saudável, além de promover a troca de experiências entre gerações.