Inscrições Bolsa Universidade 2025 na Espi começam hoje; saiba como participar. 47 mil vagas em 88 cursos, bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

Inscrições do Bolsa Universidade 2025 começam nesta segunda-feira; saiba como fazer

São oferecidas mais de 47 mil vagas em 88 cursos de nível superior, com opções de bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

Vagas remanescentes do programa Bolsa Universidade, em Manaus, serão redistribuídas — Foto: Divulgação

A partir das 10h desta segunda-feira (9), começam as inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025. Os interessados podem se inscrever até as 13h do dia 16 de dezembro.

COMO SE INSCREVER:

– Acesse o site oficial da Espi: https://portalespi.manaus.am.gov.br/
– Preencha o formulário de inscrição com suas informações pessoais.
– Envie a documentação necessária, conforme solicitado no portal.
– Verifique se todos os dados estão corretos antes de concluir a inscrição.
– Não perca o prazo final, que é às 13h do dia 16 de dezembro.

São oferecidas mais de 47 mil vagas em 88 cursos de nível superior, com opções de bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

As vagas são distribuídas nas modalidades de compensação tributária, com descontos de 100%, 75% e 50% nas mensalidades, e voluntária, sem abatimento de impostos.

Participe do canal do DE AM no WhatsApp

Para participar, o candidato deve ter ensino médio completo ou equivalente (ou concluir até 31/12/2024), não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em IES pública. Beneficiários de programas de graduação mantidos pelo poder público ou iniciativa privada estão excluídos.

RETIFICAÇÃO

A Espi informou que houve uma retificação nos Anexos 1 e 4, publicada no DOM de 6/12, para readequação de informações de algumas instituições. No entanto, os demais itens e anexos do edital nº 02/2024 – PBU permanecem inalterados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Entrega de celulares recuperados: SSP-AM divulga lista com 500 nomes. Saiba como resgatar!

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (DE) divulgou, nesta segunda-feira (16), o segundo edital com nome de cerca de 500 pessoas notificadas pelo programa RecuperaFone para resgatar seus celulares. A entrega dos aparelhos acontece a partir das 9h, de quarta-feira (18) e vai até sexta-feira (20).

Em três meses, as ações realizadas pelas polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) com apoio do Programa RecuperaFone resultaram na recuperação de 2.100 celulares, dos quais 750 tiveram os proprietários identificados.

Deste total, segundo a SSP cerca de 500 estão aptos para restituição nesta segunda edição. A primeira entrega em massa foi feita em outubro deste ano, com a entrega de 210 aparelhos celulares.

Todas as pessoas mencionadas na lista deverão comparecer entre os dias 18, 19 e 20 de dezembro, no prédio Celetramazon, localizado na rua 7, número 11, no bairro Adrianópolis. Os atendimentos serão feitos das 9h às 15h, por ordem de chegada, com a distribuição de senhas no início do horário de funcionamento. Todos os convocados deverão apresentar um documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal, caixa de aparelho ou o Boletim de Ocorrência (B.O), utilizado como registro do furto ou roubo do objeto.

O Programa RecuperFone foi lançado no dia 17 de setembro pela SSP-AM. A ação é realizada de forma integrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em conjunto com a Polícia Militar (PMAM), a partir de ações investigativas e de busca ativa. Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e, obrigatoriamente, informa o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.

O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número verificado da SSP para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp