A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) deu início ao período de inscrições para a terceira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. Atletas, staffs e técnicos podem se inscrever até 14 de fevereiro, por meio de formulário disponível on-line no site da secretaria. É obrigatório o envio de uma foto 3×4 de forma digitalizada para que seja realizado a confecção do crachá.
Para participar, os atletas devem possuir qualquer tipo de deficiência física, visual e intelectual, e ter idade mínima de 10 anos. Além disso, competidores menores de 17 anos devem estar regularmente matriculados e frequentando instituições escolares.
A competição, que serve como seletiva para a fase nacional das Paraolimpíadas Escolares e Universitária, será realizada de 14 a 16 de março, em Goiânia.
Modalidades: Atletismo, Basquete de Cadeiras de Rodas, Bocha, Futebol de Cegos, Goallbal, Judô, Natação, Parabadminton, Taekwondo, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado.
Jogos Paralímpicos
A primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás ocorreu em 2023, de 26 a 28 de maio. Em 2024, a competição contou com a participação de 500 atletas, de 30 municípios goianos, nas categorias Escolar e Adultos, e ocorreu no Centro de Excelência do Esporte e na Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
Secretário de Esporte e Lazer de Goiás, Rudson Guerra, ressaltou a importância dos Jogos Paralímpicos no estado e no fomento das atividades paralímpicas dentro da sociedade.
“Nosso objetivo é fazer com que os paratletas sejam reconhecidos e alcancem grandes lugares dentro do esporte. Por isso, uma competição como essa é importante para o fomento das atividades paralímpicas e para a criação de novos atletas, independente da deficiência que possuem”.
Para participar da competição, os atletas receberam apoio logístico e estrutural, incluindo alimentação, hospedagem e transporte.