Encerra nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que conta com 1.000 vagas para técnico do seguro social. O cargo exige nível médio de escolaridade e tem salário de R$ 5.905,79.
Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90%) e 20% a pessoas negras (202). As inscrições podem ser feitas até as 18h de 3 de outubro, pelo site Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 21 de outubro.
Candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde podem pedir a isenção total do valor da taxa de inscrição. O prazo para este grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa.
Os aprovados serão convocados para trabalhar em uma das 1.596 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles estarão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
Entre as atividades executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.
Provas
O concurso terá provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão realizadas em 27 de novembro, na cidade onde está localizada a gerência executiva do INSS escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
A prova terá conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. Além disso, também será cobrado o conhecimento específico para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
Cronograma
- Prova objetiva: 27 de novembro
- Resultado final do concurso: dezembro
- Curso de formação: de janeiro a fevereiro
- Ambientação dos aprovados nas agências: março