Press "Enter" to skip to content

Inscrições para concurso do INSS com mil vagas termina nesta segunda, 3

Última atualização 03/10/2022 | 11:48

Encerra nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que conta com 1.000 vagas para técnico do seguro social. O cargo exige nível médio de escolaridade e tem salário de R$ 5.905,79. 

Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90%) e 20% a pessoas negras (202). As inscrições podem ser feitas até as 18h de 3 de outubro, pelo site Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 21 de outubro. 

Candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde podem pedir a isenção total do valor da taxa de inscrição. O prazo para este grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa. 

Os aprovados serão convocados para trabalhar em uma das 1.596 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles estarão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer. 

Entre as atividades executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários. 

Provas 

O concurso terá provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão realizadas em 27 de novembro, na cidade onde está localizada a gerência executiva do INSS escolhida pelo candidato no momento da inscrição. 

A prova terá conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. Além disso, também será cobrado o conhecimento específico para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária. 

Cronograma

  • Prova objetiva: 27 de novembro
  • Resultado final do concurso: dezembro
  • Curso de formação: de janeiro a fevereiro
  • Ambientação dos aprovados nas agências: março