Inscrições para cursos do Pronatec terminam hoje

O prazo de inscrição para mais de 500 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária termina hoje (22). Anteriormente previsto para ser encerrado em 18 de agosto, o prazo foi ampliado para garantir oportunidade aos que não puderam se inscrever em tempo hábil.

As oportunidades são gratuitas e os cursos, de formação inicial e continuada e cursos técnicos, serão realizados tanto em modo presencial quanto a distância. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.

No total, 570 vagas são para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Outras 1.412 destinam-se a cursos técnicos, todos presenciais. Os cursos terão duração mínima de 160 horas, sendo oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária. As aulas terão início no dia 28 de agosto.

 

As informações são da Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mulher descobre que listra presente na unha há 10 anos é câncer

Uma americana viralizou na internet após publicar vídeos mostrando como descobriu um câncer na unha. Raro, o problema caraterizado por mancha vertical na unha foi identificado após insistência do amigo de Maria Sylvia. O diagnóstico ocorreu apenas no começo deste ano. Apesar de consultar médicos ao longo desse tempo, nenhum deles percebeu algo anormal.

“Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia. Então, eu fiz. Foi no final de janeiro que descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso se traduz em câncer debaixo da unha”, afirmou ela em um dos vídeos no qual narra a descoberta e o tratamento da doença. Em pouco mais de duas semanas, uma das gravações bateu a marca de 15 milhões de visualizações.

A mulher precisou fazer uma cirurgia para retirada de leito ungueal, o tecido macio logo abaixo da unha, e uma porção ao redor para remover o melanoma. Exames comprovaram que não há mais resquícios de células cancerígenas. “É dolorido e está sensível, mas sou muito sortuda e estou grata”, disse.

A demora em iniciar o tratamento costuma ser uma das causas para a fatalidade em decorrência deste tipo de câncer. Geralmente, os médicos o confundem com micose e hematomas. Os casos mais graves exigem amputação do dedo e quimioterapia devido ao risco de metástase.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp