Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Pronatec terminam hoje

Terminam hoje (18) as inscrições para cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos, dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária. Nesse segundo lote, foram oferecidas cerca de 500 mil vagas gratuitas, presenciais e a distância.

As inscrições são online e devem ser realizadas por meio do Sistec. Após efetivar a inscrição online, o candidato deverá validar a matrícula entre os dias 28 de agosto e 22 de setembro, no site da instituição que ofertará o seu curso. As aulas terão início no dia 28 de agosto.

Podem se candidatar todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos. Os cursos, com duração mínima de 160 horas, são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, e englobam as mais diversas áreas.

Outros dois lotes devem ser ofertados em outubro deste ano e fevereiro de 2018. O primeiro foi oferecido em junho, com 500 mil vagas.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem mente para a polícia e é preso por suspeita de matar companheira após discussão, em Cristalina

Um homem foi preso nesta sexta-feira (8) por suspeita de feminicídio em Cristalina, região Leste de Goiás. De acordo com o Batalhão da Polícia Militar Rural, o autor teria ligado para a polícia alegando que a companheira, de 27 anos, teria cometido suicídio. Ao chegar ao local, militares perceberam que a vítima estava com hematomas. A vítima deixou três filhos, dois deles, uma criança de 2 anos e um bebê de oito meses, são frutos do relacionamento com o suspeito.

Ainda segundo os militares, a mulher foi encontrada no interior da residência, onde vivia com a família. Para os policiais, o suspeito relatou que na noite de quinta-feira (7) o casal teve uma “intensa briga”. Após o desentendimento, a mulher teria se trancado no banheiro e se enforcado com um cinto. Ele confessou ter ingerido bebida alcoólica horas antes do ocorrido.

Durante a apuração dos fatos, os militares perceberam que as informações passadas pelo homem não condiziam com os vestígios deixados no local. Além disso, o suposto cômodo, no qual a mulher teria tirado a própria vida, não tinha “ estrutura mínima” para que a vítima pudesse prender o cinto e levar adiante o autoextermínio.

No local, os militares também encontraram outros sinais de violência, além dos hematomas no corpo da vítima. Tais como: quantidade considerável de fios de cabelos compatíveis com os da vítima espalhados no ambiente e aparelho celular quebrado.

Diante dos fatos e contradições de informações prestadas, o homem foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio.

Não há informações se as crianças presenciaram o crime. Elas estão sob cuidados de familiares.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp