Inscrições para Educação de Jovens e Adultos prorrogadas até 20 de janeiro

inscricoes-para-educacao-de-jovens-e-adultos-prorrogadas-ate-20-de-janeiro

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos são prorrogadas até 20 de janeiro

As inscrições para as novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram prorrogadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal até 20 de janeiro. Essas aulas são direcionadas para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir o ensino médio, oferecendo uma nova chance para qualificação e desenvolvimento educacional. O prazo inicialmente estabelecido para as inscrições era nesta sexta-feira (16), porém, o adiamento foi anunciado pela Secretaria de Educação na última quarta-feira (14).

A solicitação de inscrição pode ser realizada de maneira simples, seja através do número 156 (opção 2) ou pelo site da Secretaria de Educação. Além disso, é possível se inscrever de forma presencial, bastando procurar atendimento nas unidades escolares que disponibilizam essa modalidade de ensino, tornando o processo mais acessível e facilitado para os interessados.

Dentro do programa de Educação de Jovens e Adultos, os alunos têm a oportunidade de retomar desde os passos iniciais da alfabetização básica até o prosseguimento dos conteúdos do ensino médio, dependendo do ponto em que cada aluno interrompeu seus estudos. Todo o ensino ofertado é gratuito, visando promover a inclusão e a educação de qualidade para aqueles que buscam uma formação educacional e profissional.

Para participar do EJA, é necessário atender aos seguintes critérios: ter pelo menos 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental; ou ter pelo menos 18 anos e não ter concluído o ensino médio. Com a possibilidade de recuperar cada ano de estudo regular não concluído em até seis meses, o programa acelera o processo de conclusão de cada etapa, permitindo que os estudantes obtenham o certificado de ensino médio e, assim, ingressem em cursos superiores com a mesma validade de um diploma regular.

No Distrito Federal, a taxa de analfabetismo é a menor do país, alcançando 1,8% em 2024, conforme dados do IBGE. Através da Educação de Jovens e Adultos, a capital contribui significativamente para a redução do índice de analfabetismo, oferecendo oportunidades de educação para todos que desejam concluir sua formação escolar. A maioria dos adultos do DF concluiu, ao menos, o ensino médio, demonstrando a relevância do investimento em programas educacionais como o EJA para o desenvolvimento da região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp