Inscrições para Enem 2024 começam nesta segunda-feira, 27

Prazo para pagar inscrição (R$ 85) vai de 27 de maio a 12 de junho

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa hoje, segunda-feira, 27, e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Treineiro
Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Informações
Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

Enem 2024
A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeita atropela grávida aguardando marido: prisões por tentativa de homicídio e aborto.

VÍDEO: Grávida é atropelada pela amante do marido enquanto aguardava o homem voltar para casa, diz polícia

Suspeita foi presa por tentativa de homicídio qualificado e tentativa de aborto. Marido também foi preso por ajudá-la a fugir, segundo polícia.

Grávida é atropelada pela amante do marido, diz polícia
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13184363.jpg]

Amante de um homem é presa suspeita de tentar matar a esposa dele, que está grávida, em Luziânia, região do Entorno do Distrito Federal. Um vídeo mostra o momento em que a vítima, que aguardava o marido, tenta fechar o portão ao ver o carro acelerando na direção dela – assista acima. A amante então bateu o carro contra o portão, que caiu sobre a grávida.

O DE não localizou a defesa da suspeita até a última atualização da reportagem.

✅ Clique e siga o canal do DE GO no WhatsApp

A suspeita foi presa na quinta-feira (12) por tentativa de homicídio qualificado e tentativa de aborto. As investigações mostraram que o marido da vítima, que mantinha um relacionamento extraconjugal com a suspeita, a ajudou a fugir, levando-a para a casa da mãe, em Goiânia, onde ela se escondeu. Ele também foi preso.

LEIA TAMBÉM

FEMINICÍDIO: Mulher é morta a facadas dentro de casa; ex é suspeito do crime
VÍDEO: Homem mata companheira com 25 facadas após vítima descobrir conversa dele contra outra mulher, diz polícia
AMANTE: Motorista é preso suspeito de matar amante e tentar matar a amiga dela por ciúmes

O crime ocorreu no dia 16 de setembro. Segundo a investigação, a amante atingiu intencionalmente o portão da casa da vítima. A Polícia Civil informou que, apesar dos ferimentos graves, a mulher e o bebê estão bem.

1 de 1 Amante é presa suspeita de tentar matar mulher grávida, em Luziânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Amante é presa suspeita de tentar matar mulher grávida, em Luziânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

📱 Veja outras notícias da região no DE Goiás.

VÍDEOS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp