Press "Enter" to skip to content

Inscrições para o Encceja abrem nesta terça-feira, 24

Última atualização 24/05/2022 | 11:34

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abrem nesta terça-feira (24). Os interessados podem se inscrever até o dia 04 de julho gratuitamente.

O sistema do INEP irá exigir o CPF e identidade do participante. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone, e-mail e a cidade onde deseja realizar a prova, mais de 600 cidades estão com locais disponíveis para a realização da prova.

O Encceja 2022 é voltado para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em idade escolar e pretendem obter o diploma. Para realizar a prova do Ensino Fundamental os brasileiros precisam ter 15 anos completos até o dia 28 de agosto. Para a realização da prova do Ensino Médio é necessário ter 18 anos completos até o dia 28 de agosto.

Provas e Resultados 

As provas do Encceja 2022 serão aplicadas no dia 28 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Os participantes realizaram quatro provas, três objetivas e uma redação. As disciplinas irão mudar de acordo com o nível de ensino do participante, as provas serão aplicadas nos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. A redação será aplicada no período da tarde.

O INEP ainda não divulgou a data do resultado das provas. Para o inscrito ser aprovado nas provas do Ensino Fundamental ou Médio é necessário tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das três provas objetivas e 5 ou mais pontos na redação.

O certificado das provas deverão ser solicitadas nas Secretarias de Educação e Institutos Federais convencionados ao Inep.