As inscrições para o Fies terminam em 18 de julho, e o Ceará oferece mais de 5 mil vagas para estudantes interessados em financiar sua graduação no segundo semestre. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 de 18 de julho através da página do programa. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 29 de julho.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está com inscrições abertas para estudantes que desejam financiar a graduação no segundo semestre de 2025. No Ceará, são 5.060 vagas disponíveis em diversas instituições de ensino superior. As oportunidades abrangem uma variedade de cursos, como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, entre outros, dependendo do município.
As vagas estão disponíveis em várias cidades do Ceará, como Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Icó, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tianguá e Umirim. O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas, e as inscrições devem ser feitas até 18 de julho.
O MEC está ofertando mais de 112 mil vagas para o Fies em 2025, somando os dois semestres. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 29 de julho. O calendário do Fies do segundo semestre inclui inscrições de 14 a 18 de julho, resultados para os pré-selecionados em 29 de julho, complementação das inscrições dos pré-selecionados de 30 de julho a 1º de agosto, e convocação da lista de espera de 5 de agosto a 19 de setembro.
Por meio do Fies, o candidato pode usar a nota do Enem para pleitear o financiamento das mensalidades em uma instituição de ensino privada. Diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, mas sim um “empréstimo” que precisa ser quitado após a conclusão da graduação, em parcelas proporcionais à renda. Pode se inscrever no Fies o candidato que participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 e atingiu pontuação mínima nas provas, entre outros requisitos.
O Fies Social é uma modalidade do programa com condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda estudarem em faculdades particulares. Nessa modalidade, os alunos mais pobres podem alcançar até 100% de financiamento, sendo reservadas 50% das vagas para o Fies Social. O sistema do Fies considera a nota do Enem e prioriza os candidatos de acordo com critérios específicos, como a conclusão do ensino superior e a situação das dívidas no programa. Os candidatos que não forem aprovados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera, com a possibilidade de concorrer às vagas não ocupadas.