Sistema do INSS cai no primeiro dia de retomada após semana de instabilidade em Porto Alegre
Na última terça-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou os atendimentos após uma semana de instabilidade em Porto Alegre. No entanto, logo nas primeiras horas da manhã, segurados enfrentaram novamente problemas de queda no sistema na agência da Rua Jerônimo Coelho, localizada no Centro Histórico da cidade. A semana anterior foi marcada por longas filas e dificuldades para acessar os serviços devido ao sistema fora do ar. A previsão de retomada dos atendimentos na capital gaúcha era para segunda-feira (2), porém foi adiada devido ao feriado municipal de Navegantes.
De acordo com o superintendente do INSS na Região Sul, Alberto Alegre, a agência de atendimento presta orientação em todo o processo de reconhecimento facial do segurado, garantindo um atendimento diferenciado. Ele relatou que houve congestionamento nas primeiras horas do dia devido aos acessos simultâneos em todo o país. Apesar da atualização tecnológica realizada no sistema, a retomada dos serviços ainda enfrenta alguns obstáculos, com momentos de lentidão decorrentes do grande volume de acessos.
Além dos atendimentos presenciais, os serviços do Meu INSS e da Central 135 foram restabelecidos, com a previsão de que o simulador de aposentadoria volte a funcionar na quarta-feira (4). Mais de 220 profissionais estiveram envolvidos na migração e homologação dos serviços, segundo a Dataprev. O INSS está monitorando o sistema ao longo da semana para evitar novos impactos e recomenda que os segurados tentem novamente o acesso aos serviços digitais em caso de instabilidade, preferencialmente fora do horário comercial.
Em nota divulgada no domingo (1º), o INSS e a Dataprev informaram que a migração dos sistemas foi concluída, com a substituição do antigo mainframe por uma plataforma moderna como parte do processo de modernização. Apesar dos esforços, a retomada está sendo realizada de forma gradual, garantindo que a transição seja feita de maneira segura. A equipe técnica continuará monitorando o sistema ao longo da semana para garantir a estabilidade dos serviços.
Diante dos desafios enfrentados na retomada dos atendimentos do INSS em Porto Alegre, a recomendação é que os segurados estejam atentos e busquem novamente o acesso aos serviços, seja presencialmente ou de forma digital. A modernização do sistema visa oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, possibilitando melhorias no atendimento aos segurados. A expectativa é que, com o acompanhamento técnico e as medidas adotadas, o sistema volte a funcionar de forma plena o mais breve possível, atendendo às necessidades dos segurados em toda a região.




