Press "Enter" to skip to content

Instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebook afeta usuários no Brasil e no mundo

Última atualização 04/04/2024 | 08:01

Usuários do Brasil e ao redor do mundo enfrentaram dificuldades de acesso e uso nas plataformas do WhatsApp, Instagram e Facebook. O fenômeno teve início por volta das 14h50 desta quarta-feira, 3, e atingiu seu ápice às 15h20, segundo relatos do site Downdetector, conhecido por monitorar problemas de conectividade em serviços online.

No Brasil, as reclamações foram significativas, com mais de 100 mil usuários reportando problemas para enviar mensagens pelo WhatsApp. No Instagram, mais de 4 mil notificações foram registradas, principalmente relacionadas à dificuldade de atualização do feed. Já no Facebook, as queixas ultrapassaram a marca de 800.

A instabilidade também se fez sentir em outros países, como Estados Unidos, França, Chile e Canadá. Nos EUA, por exemplo, os registros de erros no WhatsApp ultrapassaram 20 mil, enquanto no Instagram chegaram a 5 mil, e no Facebook, a 1 mil.

A Meta, empresa controladora das três plataformas afetadas, emitiu um comunicado através de seu perfil oficial no X (antigo Twitter), reconhecendo as falhas e garantindo que estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas para acessar nossos aplicativos. Estamos trabalhando para que tudo volte a 100% para todos o mais rápido possível”, declarou a empresa.

Após o horário de pico, as notificações de instabilidade começaram a diminuir, mas ainda há relatos de dificuldades em algumas regiões. Usuários são orientados a aguardar enquanto as equipes técnicas das plataformas trabalham para normalizar os serviços.

Memes

Como é tradição nas redes sociais, a instabilidade rendeu muita zoeira por parte dos usuários. Veja abaixo alguns dos memes sobre a “pane” das plataformas:

WhatsApp apresenta instabilidade nesta quarta-feira (03) — Foto: Reprodução/Twitter

 

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (03) — Foto: Reprodução/Twitter

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (03) — Foto: Reprodução/Twitter