Instagram anuncia três tipos diferentes de feed para usuários

O Instagram deve iniciar testes para a volta do feed em ordem cronológica nesta quarta-feira (5). Com esse formato, as fotos e vídeos são ordenadas das mais recentes as mais antigas. Além disso, o chefe da rede social, Adam Mosseri, anunciou outros dois novos formatos que devem começar a chegar aos aplicativos dos usuários.

No Twitter, Mosseri deu mais detalhes sobre a mudança na rede social. ”Achamos importante que você possa obter um feed cronológico rapidamente, se tiver interesse, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue”, disse ele.

O executivo explicou ainda que os usuários poderão escolher entre três opções para organizar seu feed. Home: um feed parecido com o que é hoje, que mostram recomendações entre os posts de perfis seguidos; Following: onde as publicações aparecem de forma cronológica, sem interferência do algoritmo; e Favorites: onde serão destacados post de contas que o usuário definiu como ”favoritas”.

O novo formato deve chegar aos ao aplicativo ainda este ano (Foto: Divulgação)

A volta do feed cronológico já estava sendo planejada pelo executivo desde o ano passado. O modelo foi substituído em 2016, quando o Instagram adotou um modelo que prioriza perfis os quais os usuários mais interagiam. Para Adam, ”é importante que as pessoas se sintam bem quanto ao tempo que gastam usando o app” e uma das formas é dando mais ”autonomia e transparência” para os usuários.

Mas, mesmo com as novas informações, não existe uma data oficial para que os três formatos cheguem para todos. De acordo com o canal TechTudo, os testes devem ser ampliados nas próximas semanas, mas o executivo do Instagram espera que a versão final do aplicativo seja lançada até o fim do primeiro semestre deste ano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp